03/12/2013 às 21h29min - Atualizada em 03/12/2013 às 21h29min

Hotel Sustentável: SPAVENTURA inaugura a primeira usina solar fotovoltáica em um hotel fazenda da América Latina

O empreendimento oferece serviços com sustentabilidade total e ganha destaque na hotelaria com a instalação desta usina solar

de - São Paulo
http://www.dino.com.br/releases/hotel-sustentavel-spaventura-inaugura-a-primeira-usina-solar-fotovol

Com um investimento de mais de R$ 500 mil o hotel passa a contar com tecnologia fotovoltaica, a partir da irradiação solar, para reduzir a emissão de 4 toneladas/ano de CO2 no meio ambiente

O Spaventura acaba se tornar o primeiro hotel fazenda da América Latina a utilizar uma nova tecnologia de geração de energia limpa, com a inauguração da própria usina fotovoltaica. Localizado em uma área de 130 alqueires, sendo 60% de mata Atlântica, na estância turística de Ibiúna (70 km da Capital), esse é o maior projeto privado do Estado de São Paulo, com capacidade para gerar o equivalente a 4 mil Kw, energia suficiente para reduzir os custos com as contas de luz, além é claro, de contribuir de maneira efetiva para a redução de CO2 no meio ambiente. A tecnologia fotovoltaica usa placas de silício, que possuem propriedades físico-químicas, capaz de produzir energia elétrica ao receber irradiação solar.
A construção da usina, que teve um investimento de mais de R$ 500 mil, para a instalação de 160 placas, atende o conceito de sustentabilidade total que o empreendimento oferece. “Os benefícios são principalmente ambientais. Com a usina fotovoltaica estamos lançando na rede energia limpa. Isto significa redução da demanda que normalmente exige o uso de fontes hidrelétricas localizadas a grandes distancias”, explica Patricia Haberkorn, diretora executiva e uma das proprietárias do Spaventura.
A expectativa é de uma redução em torno de quatro toneladas de CO2/ano, que normalmente seria jogado ao meio ambiente. Além disso, o sistema vai proporcionar aos hóspedes a oportunidade de ver de perto este novo meio de energia sustentável, e saber, por exemplo, a quantidade de energia produzida em determinado dia, e o quanto de carbono evitado isso representa.

Sustentabilidade Total

O hotel fazenda, que conta atualmente com 20 chalés e 8 apartamentos na sede principal, também possui salas para eventos e extensa área verde com estrutura para atividades de lazer e esporte de aventura. Mas, outras ações ecoeficientes tornam a sustentabilidade uma realidade no seu funcionamento: captação de água de chuva, por meio das telhas dos chalés, para que seja usada nas descargas dos banheiros; filtro e cisterna de água; produção de produtos de limpeza, utilizando óleos essenciais orgânicos extraídos e destilados na própria fazenda, e produção de alimentos orgânicos oferecidos para o consumo dos hóspedes.

Há ainda à disposição piscina, sala de jogos, mais de 35 km de trilhas para mountain bike, quadra de vôlei de areia, tirolesas, quatro cachoeiras e uma vila hípica.
Para 2014 estão previstas a finalização das obras de mais 20 chalés, totalizando 40 ocupações construídas por meio da técnica construtiva wood frame, rápida e limpa; e ainda um Centro de Práticas Esportivas Indoor com 2.000m² de construção com quadra oficial poliesportiva de madeira, quadra de squash e arquibancada para 200 pessoas e palco, além de uma piscina semi-olímpica, com aquecimento solar, sauna academia e bicicletaria. O SPAVENTURA oferece aos hóspedes montain bikes.


Hotel Fazenda Spaventura
Bairro Terra Boa – Ibiúna – SP
Informações: (15) 99642-6530
Administração e Reservas – (11) 2208-8229
Av. Braz Leme, 1399 – Santana – SP
reservas@spaventura.com.br
www.spaventura.com.br





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »