09/04/2024 às 14h06min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h00min

Tendências e oportunidades para o mercado imobiliário de luxo

Abigail B Reis
Baronesa RP
Thiago Godoy, renomado profissional no mercado imobiliário de luxo e fundador da Legacy

O mercado imobiliário de luxo no Brasil tem experimentado um crescimento notável, impulsionado por uma demanda crescente por residências exclusivas e experiências personalizadas. Em 2023, o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) registrou um aumento expressivo nas vendas, movimentando mais de R$ 14,4 bilhões, um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para 2024, espera-se uma readequação de preços e estabilização do setor, após um período de significativa valorização durante a pandemia. O custo de construção, que atingiu um pico em 2021 com uma alta de 17,36% no Índice Nacional de Construção (INCC-DI), agora mostra sinais de estabilização, embora os preços permaneçam elevados.

No mercado imobiliário de luxo, a qualidade do atendimento ao cliente é um diferencial crucial, e Thiago Godoy está ciente disso ao liderar a Legacy, uma empresa especializada nesse segmento. Com uma carreira consolidada em grandes incorporadoras como Even e Cyrela, Godoy traz uma visão única para a Legacy, focando na transparência e na excelência em todos os aspectos do negócio.

“Em um mercado tão competitivo quanto o imobiliário de luxo, a forma como atendemos nossos clientes define o sucesso da nossa empresa”, afirma Thiago Godoy. “Na Legacy, priorizamos a transparência e a qualidade em cada interação, garantindo que nossos clientes tenham uma experiência excepcional desde o primeiro contato até a conclusão da transação.”

O mercado imobiliário de luxo está em alta no Brasil, impulsionado pela busca por uma maior qualidade de vida e por um retorno financeiro atraente.. Em 2023, os imóveis de alto e médio padrão registraram um desempenho impressionante, contribuindo com mais de R$ 14,4 bilhões para o mercado. As tendências que impulsionam esse movimento incluem parcerias com marcas de luxo, empreendimentos em locais exclusivos e projetos voltados para a comunidade.

A queda da taxa Selic, atualmente em 11,75% ao ano, tende a baratear o crédito, mas não influencia diretamente a compra de imóveis de luxo, uma vez que o público de alto padrão geralmente não depende de crédito imobiliário. No entanto, essa diminuição dos juros pode fomentar o ambiente para investidores que buscam outras formas de rentabilizar seu capital.

O perfil dos imóveis de luxo para 2024 destaca a importância da exclusividade, com ênfase na arquitetura de autor e na parceria com grifes de luxo. O mercado de segunda residência, especialmente no litoral do Nordeste, e as casas construídas em condomínios a até 120 km de São Paulo, prometem atrair investimentos significativos.

Além disso, a tecnologia desempenha um papel fundamental no mercado de luxo, com a integração de sistemas de automação residencial e o uso de assistentes de voz para proporcionar uma experiência de vida mais conveniente e intuitiva. A adaptabilidade dos imóveis para atender às diversas necessidades dos moradores, incluindo espaços de home office integrados, também é uma tendência crescente.

“O mercado está evoluindo rapidamente, e a Legacy está na vanguarda dessa transformação”, destaca Thiago Godoy. “Nosso compromisso com a transparência e a qualidade nos permite oferecer aos nossos clientes não apenas imóveis excepcionais, mas também uma jornada de compra inigualável.”

De acordo com o especialista há algumas tendências no atendimento do mercado imobiliário de luxo. Confira abaixo:

Tendências no Atendimento ao Mercado de Luxo

  1. Experiências Personalizadas: Compradores de imóveis de luxo esperam um serviço altamente personalizado. Isso inclui o entendimento profundo de suas preferências, necessidades e estilos de vida, bem como a disponibilidade de ofertas exclusivas que se alinham a seus interesses.
  2. Tecnologia e Inovação: O uso de tecnologias avançadas, como realidade virtual e tours 3D, permite aos compradores explorar propriedades de forma imersiva e detalhada. Além disso, a inteligência artificial e o big data são empregados para análises de mercado e identificação de tendências, garantindo que os clientes recebam as melhores oportunidades. “Fazemos vídeos completos contendo não só o apartamento como o ambiente externo dele e áreas comuns do empreendimento”, aponta Thiago.
  3. Concierge de Luxo: Serviços de concierge que vão além do imobiliário, oferecendo assistência em aspectos variados da vida do cliente, como organização de mudanças, decoração de interiores e até gestão de propriedades, são cada vez mais comuns.
  4. Networking e Parcerias Estratégicas: A construção de uma rede de contatos de alto nível e a colaboração com marcas de luxo e serviços premium agregam valor ao atendimento, proporcionando experiências exclusivas e oportunidades únicas para os clientes.
  5. Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Propriedades que incorporam práticas sustentáveis e tecnologias verdes são cada vez mais valorizadas. Além disso, empresas que demonstram compromisso com a responsabilidade social ganham destaque no mercado de luxo.

Já para garantir uma melhor abordagem para o atendimento no mercado de luxo, Godoy traz dicas essenciais que ele, com sua expertise, já pratica há anos no segmento:

1. Escuta Ativa e Empatia: Entender as motivações e desejos dos clientes é fundamental. Uma abordagem empática e a capacidade de antecipar suas necessidades garantem um atendimento diferenciado.

2. Discrição e Confidencialidade: No mercado de luxo, a privacidade dos clientes é primordial. Manter a discrição e garantir a confidencialidade das transações são aspectos essenciais do atendimento.

3. Expertise e Conhecimento de Mercado: Profissionais especializados, com amplo conhecimento do mercado de luxo e das tendências atuais, são capazes de oferecer consultoria de alto nível e insights valiosos para os clientes.

4. Flexibilidade e Disponibilidade: A capacidade de se adaptar às agendas e necessidades dos clientes, oferecendo disponibilidade constante, é um diferencial importante no atendimento de luxo.

5. Foco na Experiência do Cliente: Cada interação deve ser pensada para superar as expectativas do cliente, criando experiências memoráveis e positivas que fidelizem e encantem.

Sobre a Legacy

Legacy é uma empresa especializada no mercado imobiliário de luxo, fundada por Thiago Godoy. Com uma abordagem única e personalizada, a Legacy se destaca por oferecer propriedades exclusivas e serviços diferenciados para um público exigente. A empresa é reconhecida por sua expertise em identificar oportunidades únicas no mercado de alto padrão, proporcionando experiências memoráveis e sofisticadas para seus clientes. Com um portfólio de imóveis de luxo cuidadosamente selecionados, a Legacy se compromete com a excelência, a inovação e a satisfação total de seus clientes. Mais informações acesse o site: https://www.instagram.com/thiagogodoy_legacy/

Sobre Thiago Godoy

Thiago Godoy é um renomado profissional no mercado imobiliário de luxo e fundador da Legacy. Com uma vasta experiência no setor, Thiago trabalhou em empresas líderes como Even e Cyrela, onde adquiriu um profundo conhecimento e uma visão única do mercado de alto padrão. Sua paixão pelo setor e sua dedicação em oferecer um serviço excepcional o levaram a criar a Legacy, uma empresa que reflete seu compromisso com a qualidade, a exclusividade e a inovação. Thiago é conhecido por sua habilidade em compreender as necessidades de seus clientes e por sua capacidade de transformar sonhos em realidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp