09/04/2024 às 17h49min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h00min

Neobancos emergem ao lado de instituições tradicionais no topo do ranking do Índice de transparência novücard

Will Bank se junta ao Banco do Brasil, Nubank e Itaú no pódio, enquanto a Caixa fica com a última colocação. Estudo aponta aumento no nível de transparência das instituições

Comunicação novücard
Divulgação novücard
 

Neobancos emergem ao lado de instituições tradicionais no topo do ranking do Índice de transparência novücard

Will Bank se junta ao Banco do Brasil, Nubank e Itaú no pódio, enquanto a Caixa fica com a última colocação. Estudo aponta aumento no nível de transparência das instituições




 

São Paulo, abril de 2024. A partir de 1º de julho de 2024, entra em vigor a Resolução Conjunta nº 8, publicada pelo Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabelece que bancos e fintechs tenham ações direcionadas em promover a educação financeira. Um dos grandes desafios das instituições de crédito é a transparência, já que muitas vezes o Custo Efetivo Total (CET) da transação não é apresentado de forma clara para o consumidor, que ao menor deslize pode se ver preso a uma dívida muito maior do que a planejada. Segundo nova edição do Índice de Transparência novücard, os dois maiores bancos públicos do país figuram nos dois extremos do ranking, com o Banco do Brasil em primeiro e a Caixa, responsável por quase 70% do crédito imobiliário no Brasil, na última colocação. O estudo, que tem como objetivo avaliar a transparência do setor financeiro na oferta de produtos de crédito,  ainda aponta um aumento no nível de transparência das 18 maiores instituições do país. 

 

O nível de transparência das instituições cresceu, em média, 6,8% em relação ao semestre anterior, com destaque para os neobancos, que aumentaram quase o dobro, com 12,8%. Além do Banco do Brasil, Nubank e Itaú permaneceram como as instituições financeiras mais transparentes do Brasil, juntamente com o Will Bank, que entrou pela primeira vez no índice e já no pódio. É a primeira vez que dois neobancos figuram entre as primeiras colocações. O Banrisul e o Banco Inter foram as instituições que apresentaram maior evolução em suas notas, uma vez que ambos passaram a divulgar as taxas máximas de seus produtos e, com isso, aumentaram a transparência com seus clientes. 

 

A metodologia do estudo avalia duas etapas de transparência na concessão de crédito: a pré-venda, que representa o fornecimento de informações ao consumidor sobre taxas, juros, custo efetivo total, entre outros, e a pós-venda, quando a instituição trata das reclamações e outras intercorrências posteriores. Entre os requisitos considerados estão a precisão das taxas anunciadas em relação às praticadas, clareza na descrição e facilidade para encontrá-las, além dos índices de reclamação do Banco Central e do Reclame Aqui.

 

“Toda inovação promovida pelos órgãos reguladores e bancarização impulsionada pela popularização dos neobancos facilitou o acesso da população a serviços financeiros de qualidade. Porém, é preciso conscientização de que educação financeira não se trata apenas de saber guardar dinheiro e equilibrar o orçamento, trata-se também do bom uso dos produtos oferecidos pelas instituições. Muita gente não sabe quanto está pagando de juros, taxas e alíquotas envolvidas. Desta forma, diversas pessoas são pegas de surpresa ao verem dívidas pequenas se tornarem cifras astronômicas”, explica Brad Liebmann, fundador do novücard.

 

Um estudo da Febraban revelou um aumento significativo na confiança da população em relação aos neobancos. Os resultados do Índice de Transparência novücard desta edição sugerem que a transparência oferecida por essas instituições pode ser um fator contribuinte para essa mudança.

 

Apesar da liderança em segmentos-chave do mercado de crédito brasileiro, como crédito consignado e financiamentos habitacionais, a Caixa é classificada como a instituição financeira menos transparente do país dentre as avaliadas. Além da Caixa, outra importante instituição pública está entre as menos transparentes, sendo esta o Banco do Nordeste, um dos bancos mais representativos no mercado de crédito do Nordeste.

 

A inclusão de três novas instituições no Índice, BTG, Will Bank e Mercado Pago, ampliou a análise, proporcionando visibilidade do desempenho de cada uma para os 80 milhões de clientes que elas afirmam atender em conjunto.

 

Ranking Final:

 

1- Banco do Brasil

2- NuBank

3- Itaú e Will Bank

5- Banco Inter

6- Mercado Pago

7- Bradesco

8- Banrisul

9- Crefisa

10- C6 Bank

11- Santander

12- BTG Pactual

13- Omni

14- Banco Pan

15- Banco do Nordeste

16- BV Financeira

17- Banco Safra

18- Caixa Econômica Federal

 

Sobre o novücard:

 

Lançado em Julho de 2022 como produto do alt.bank, o novücard tem como missão trazer justiça financeira por meio de taxas de juros justas e transparentes para o Brasil. O novücard é um cartão de crédito para quem pensa no futuro, planeja sua vida financeira e tem o controle das suas contas de forma responsável, sendo o primeiro cartão do Brasil a oferecer um limite de crédito dinâmico, que aumenta automaticamente mês a mês conforme as faturas são pagas em dia.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp