31/05/2017 às 00h02min - Atualizada em 31/05/2017 às 00h02min

No Dia Mundial Sem Tabaco, Câmara de São Paulo vota projeto que proíbe venda de narguilé para menores

Projeto de Lei nº 41/2017, que proíbe venda do cachimbo d'água para crianças com menos de 18 anos, está na pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira (31) e deve ser votado. Estudos apontam que uma sessão de narguilé pode ser equivalente a consumir 100 cigarros

Assessoria de Comunicação do vereador Rinaldi Digilio
Nesta quarta-feira (31) é lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco e a Câmara Municipal de São Paulo votará um projeto de lei que pode ajudar a combater o vício do fumo, em especial, entre os mais jovens. O Projeto de Lei nº 41/2017, que proíbe a venda do cachimbo d'água egípcio, o narguilé, para menores de 18 anos, está na pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira (31) e será apreciado pelos vereadores da capital paulista.
 
A proposta de autoria dos vereadores Alessandro Guedes e Rinaldi Digilio, que foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no dia 10 de maio, será apreciada em primeira votação. O PL prevê que para a venda do equipamento em toda a cidade de São Paulo passe a ser exigido no ato da compra, um documento de identificação com foto que comprove a maioridade do comprador.
 
Além disso, o projeto pede que os estabelecimentos que vendem o aparelho fixem placas que mostrem a proibição. Atualmente, a venda do fumo do narguilé já é proibido para menores, mas o PL trata da comercialização do cachimbo d'água, utilizado para o consumo do fumígeno.
 
Dados da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) de 2015 apontam que, apesar de o tabagismo ter diminuído em mais de 30% na última década, o consumo de narguilé praticamente dobrou nos últimos cinco anos entre os homens jovens (entre 18 a 24 anos). De acordo com o IBGE, 212 mil brasileiros afirmaram consumir narguilé.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que uma sessão de narguilé, que dura entre 20 a 80 minutos, corresponde a ingestão da fumaça de 100 cigarros. A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) detectou que 7,6% das crianças entre 13 a 15 anos afirmaram já ter consumido tabaco.
 
"O narguilé parece inofensivo, mas as pesquisas mostram que não. Ele é ainda mais prejudicial para a saúde que o cigarro em si, por isso, é preciso proibir o acesso dele para as crianças. O narguilé tem sido uma porta de entrada para o tabagismo", disse o vereador Rinaldi Digilio, que foi relator do projeto na CCJ e é agora um dos autores da proposta.
 
 
Para os estabelecimentos que descumprirem a lei, o projeto determina as punições previstas no art. 243 da Lei n°. 8.609, de 13 de Julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) e no art. 56 da Lei n° 8.078, de 11 de Setembro de 1990 (Código de Defesa ao Consumidor - CDC).
 
"Trabalho com jovens e adolescentes no cotidiano e sei o quanto é importante combater o tabagismo. É uma medida importante para saúde pública, pois o Sistema Único de Saúde gasta quase R$ 25 bilhões por ano para tratar doenças relacionadas ao fumo", disse Digilio.
 

Efeitos do narguilé: como ele detona 5 partes do seu corpo (mais do que o cigarro)

O narguilé é um tipo de cachimbo de origem oriental à base de água e tabaco aromatizado que, nos últimos anos, se popularizou muito no Brasil. No entanto, apesar do sabor adocicado e leveza do fumo, ele é um perigo ainda maior que o cigarro. Entenda o porquê a seguir.

Narguilé faz mal?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), fumar narguilé por um intervalo de 20 a 80 minutos pode ser o mesmo que fumar de 100 a 200 cigarros em termos de exposição a substâncias tóxicas. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, enquanto a quantidade de fumaça inalada quando se fuma 1 cigarro varia entre 0,5 e 0,6 litros, o volume é de 0,15 a 1 litro em uma tragada do narguilé.

Substâncias tóxicas

De acordo com o Ministério da Saúde, a nicotina do narguilé é menos concentrada em função da filtragem com água. Ao invés de tornar o fumo menos tóxico, isso faz com que o usuário dê tragadas mais profundas para atingir níveis satisfatórios da toxina. Consequentemente, são inaladas maiores quantidades de outras substâncias tóxicas presentes na fumaça.
Além do tabaco, há substâncias tóxicas no carvão utilizado no preparo desse tipo de fumo, como o benzeno e o alcatrão.

 

Agravantes

Por ser mais leve e doce, o narguilé permite que seus fumantes o utilizem por horas a fio, aumentando o tempo de exposição, e atrai pessoas jovens. Segundo a pesquisa Vigilância de Tabagismo em Escolares (Vigescola) do Ministério da Saúde, 93% dos entrevistados que consumiam cigarros, faziam uso também do narguilé.

Como o narguilé prejudica cada parte do seu corpo

narguile faz mal 6

narguile faz mal 6

Sistema reprodutor: impotência e perda da libido, infertilidade masculina e má-formação fetal durante a gestação.
 

narguile faz mal 5

narguile faz mal 5

Sistema digestivo: gastrite, úlceras, náusea e constipação intestinal.
 

narguile faz mal 4

narguile faz mal 4

Boca: retração da gengiva, mau hálito, manchas escuras e inflamação crônica.
 

narguile faz mal 3

narguile faz mal 3

Pulmões: diminuição da capacidade respiratória, lesões nas vias aéreas, inflamação nos brônquios e lesões nos alvéolos.
 

narguile faz mal 2

narguile faz mal 2

Cérebro: sonolência ou insônia, ansiedade, inquietação, dependência química e psicológica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »