04/12/2013 às 01h45min - Atualizada em 04/12/2013 às 01h45min

Encontro promove reflexão sobre a arte de contar histórias

Contadores de histórias de todo Brasil se reúnem nos dias 5, 6 e 7 de dezembro para refletir sobre a arte da narrativa oral no Encontro de Contadores de Histórias de Curitiba. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Pública do Paraná e vai promover palestras, apresentações e rodas de histórias. O Encontro vai reunir contadores como o premiado escritor carioca Celso Sisto, a dupla Aline Maciel e Sig Schaitel, e o ator Samuel Kuhn.

de - Curitiba, PR
http://www.dino.com.br/releases/encontro-promove-reflexao-sobre-a-arte-de-contar-historias-dino89019

Contadores de histórias de todo Brasil se reúnem nos dias 5, 6 e 7 de dezembro para refletir sobre a arte da narrativa oral no Encontro de Contadores de Histórias de Curitiba. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Pública do Paraná e vai promover palestras, apresentações e rodas de histórias.

O Encontro vai reunir contadores como o premiado escritor e ilustrador carioca Celso Sisto, a dupla Aline Maciel e Sig Schaitel, e o ator Samuel Kuhn. O objetivo é aprofundar a reflexão das histórias como instrumento de educação e oferecer a professores e educadores uma abordagem dinâmica e atraente no ensino infantil e juvenil.

O evento começa na noite de quinta-feira, 5, com uma aula-espetáculo da atriz Aline Maciel e do músico e produtor cultural Sig Schaitel, fundadores da Companhia Mafagafos, de Florianópolis. De forma descontraída a dupla utiliza músicas, contos e dinâmicas para discutir sobre diferentes técnicas de contar histórias.

Samuel Kühn, ator e produtor catarinense, aprofunda a reflexão sobre as técnicas da narrativa na sexta-feira, 6, com a palestra “A singularidade do contador de histórias”. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Samuel prepara uma surpresa em sua palestra, com temas pouco conhecidos, como a “corrente invisível” e o “campo do mistério”.

O evento encerra com programação dinâmica no sábado. Pela manhã, o escritor e ilustrador Celso Sisto conduz o público a uma viagem pela emoção e técnica nas histórias. Especialista em literatura infantojuvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Celso publicou 60 livros para crianças e jovens e coleciona diversos prêmios na área, dentre eles o de autor revelação (1994) e ilustrador revelação (1999) da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

No período da tarde, o Encontro promove uma roda de histórias, bate-papo e sessão de autógrafos com os palestrantes convidados. O Encontro de Contadores de Histórias de Curitiba é organizado pela Fatum Assessoria Educacional, empresa que atua na educação infantil e juvenil e coordena uma pós-graduação em Contação de histórias e literatura infanto-juvenil em Curitiba.

Inscrições
As inscrições para o Encontro de Contadores de Histórias de Curitiba podem ser realizadas pelo e-mail fatumeducacional@hotmail.com ou pelo telefone (41) 3014-0437.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »