08/04/2024 às 14h57min - Atualizada em 09/04/2024 às 04h02min

Pensamento computacional: um grande trunfo na hora de ensinar

Adotar tal direcionamento é essencial para desenvolver habilidades analíticas, criatividade e promover a inclusão digital

Assessoria de comunicação
Divulgação
O mundo contemporâneo está cada vez mais voltado ao digital e nas escolas não poderia ser diferente. O sistema de ensino já conta com a presença de atividades repletas de programação, robótica e até mesmo inteligência artificial. Mas a grande vantagem é usar tais recursos nas aulas com o incentivo do pensamento computacional. E adotá-lo na grade curricular significa desenvolver habilidades analíticas, criatividade, inclusão digital e impulsionar a empregabilidade dos estudantes.

A essência da dinâmica computacional envolve questões relacionadas à aplicação de técnicas computacionais e princípios algorítmicos na resolução de problemas complexos de forma eficiente e eficaz. Mas, quando se trata da aplicação deste direcionamento na grade escolar, é algo totalmente voltado ao estímulo do raciocínio lógico e estruturado, de forma a incentivar os alunos a praticar a decomposição dos problemas em partes menores, além de mapear rotas claras, identificar padrões, abstrair detalhes sem importância e criar boas soluções. 

Os benefícios acima já tornam a presença do pensamento computacional extremamente necessária nas atividades escolares. E os especialistas da e.ducar lembram também de outros pontos que enriquecem ainda mais a educação. A aplicabilidade em diversas disciplinas é um deles. Afinal, tal pensamento não fica restrito exclusivamente às disciplinas voltadas à computação. Na verdade, ele é totalmente interdisciplinar, pode ser integrado em várias disciplinas, como matemática, ciências, línguas e artes, estimulando os alunos a abordarem problemas de maneira analítica e sistemática. É uma forma de desenvolver o raciocínio ordenado, lógico e criativo. Mas a abordagem interdisciplinar na grade curricular é um desafio em muitas escolas, já que exige forte colaboração entre as diferentes áreas do conhecimento.

Outra questão importante é a inclusão digital, uma vez que a adoção de tal pensamento integra digitalmente os estudantes e os insere na nova realidade contemporânea. Os especialistas da e.ducar ressaltam ainda que é essencial entender a comunicação com inovações, princípios de lógica e demais questões analíticas como fundamental para o desenvolvimento forte e estruturado dos alunos. No projeto Edtech Brasil IA, da e.ducar, por exemplo, há um sistema com simulações, vídeos, animações e ferramentas de interatividade entre estudantes, professores e os conteúdos. A tecnologia ajuda a monitorar o desenvolvimento das habilidades e propõe rotas personalizadas que tornam o ambiente estudantil aberto para aprendizagens criativas e colaborativas, estimulando o pensamento computacional.

Presença no mercado de trabalho

Uma escola com atividades que estimulam o pensamento computacional terá alunos com foco estratégico sempre voltados para a criação de boas soluções. E isso é muito vantajoso na hora de avançar no mercado de trabalho. Os profissionais com este perfil são em geral mais valorizados e conseguem assumir funções expressivas nas empresas, principalmente em momentos de forte conexão com novas tecnologias.

Além disso, ter um potencial inovador e criativo é sempre muito interessante para quem busca o mundo do empreendedorismo. Isso porque abrir um negócio envolve questões estratégicas muito relacionadas ao raciocínio lógico. Então, aqueles que tiverem um pensamento dinâmico e bem fundamentado terão fortes vantagens, além de grandes chances de alcançarem os melhores resultados.

 

E.DUCAR

A edtech é especializada no desenvolvimento e na implementação de inovações para o atendimento às redes de ensino de todo o Brasil. A marca tem no portfólio soluções inovadoras em materiais didáticos e recursos tecnológicos. Fundada em 2019, a e.ducar já contabiliza mais de 1 milhão de estudantes beneficiados por seus recursos pedagógicos. 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp