08/04/2024 às 09h37min - Atualizada em 09/04/2024 às 04h02min

Médico de Brasília é eleito membro da sociedade internacional Sigma Xi, de excelência em pesquisa científica

Endocrinologista Flavio Cadegiani foi nomeado membro pleno da instituição, que conta com mais de 200 ganhadores do Prêmio Nobel e reconhece pesquisadores pela excelência científica

QU4TRO Comunicação
QU4TRO Comunicação
O médico endocrinologista de Brasília Flavio Cadegiani foi nomeado membro pleno da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society. A instituição conta com 100 mil membros, incluindo mais de 200 ganhadores do Prêmio Nobel, e reconhece pesquisadores em todo o mundo pela excelência científica.
 
Flavio Cadegiani é mestre e doutor em endocrinologia clínica, e especialista em endocrinologia e metabolismo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM). Ele recebeu a notícia da entidade nesta quinta-feira (4/4).
 
“A sensação foi de muita surpresa e honra pelo privilégio de poder fazer parte. É um grande reconhecimento e fico muito grato por ter meus trabalhos científicos reconhecidos por uma entidade tão renomada”, afirma o endocrinologista.
 
Desde sua criação, a Sigma Xi evoluiu de um clube de pesquisa local para uma sociedade honorária internacional com mais de 500 capítulos. Ela se tornou um bastião para cientistas e engenheiros dedicados à pesquisa de ponta, transcendendo fronteiras geográficas e disciplinares para fomentar um diálogo científico global.
 
A nomeação de novos pesquisadores requer a indicação de dois membros da organização. Normalmente existem algumas etapas até o cientista tornar-se membro. No caso de Cadegiani, a nomeação já foi direta. A instituição considera um associado pleno “o indivíduo que mostrou conquista notável como investigador original em um campo de ciência pura ou aplicada”.
 
Uma das principais pesquisas de Cadegiani foi sobre a chamada Síndrome de Overtraining em atletas, que resultou em um livro publicado por ele. “Agora, como membro, quero criar projetos de pesquisa internacionais para um melhor entendimento do corpo humano, desde a fisiologia até a resposta ao esporte”, diz o médico de Brasília.
 
“O Sigma Xi faz congressos no qual podemos apresentar propostas de projeto e arrecadar fundos para realizar essas pesquisas. É comum que brasileiros repliquem pesquisas de fora e o que queremos ver agora é pesquisadores brasileiros coordenando pesquisas internacionais. Essa é uma das minhas metas como membro da instituição”, conclui Flavio Cadegiani.
 

Legado de Excelência e Inovação na Ciência

 
A Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society, representa um marco no cenário científico global, com uma trajetória rica em promover a excelência em pesquisa. Fundada em 1886 por um grupo de engenheiros e cientistas liderados por Frank Van Vleck, na Universidade Cornell, a instituição tem sido uma força motriz na comunidade científica, impulsionando a colaboração interdisciplinar e o avanço do conhecimento.
 
A história da Sigma Xi é inseparável de seu fundador, Frank Van Vleck, um engenheiro com visão de futuro. Van Vleck, junto com outros colegas em Cornell, percebeu a necessidade de uma sociedade que promovesse a pesquisa científica e a cooperação entre disciplinas. A dedicação de Van Vleck à ciência e à inovação foi fundamental para estabelecer os padrões de excelência e integridade que a Sigma Xi ainda defende.
 
A importância da entidade transcende a sua função como sociedade honorária; ela é um catalisador para o progresso científico. A organização não apenas reconhece indivíduos pelo seu mérito científico, mas também investe no futuro da ciência por meio de programas de bolsas, conferências e publicações que disseminam descobertas inovadoras.
 
O legado de Frank Van Vleck perdura na Sigma Xi, que continua a ser uma comunidade de pensadores inovadores e líderes em ciência. Membros notáveis como Albert Einstein e Marie Curie simbolizam a estatura e a influência da Sigma Xi na promoção da excelência em pesquisa científica.
 
A Sigma Xi, sob a visão pioneira de Frank Van Vleck, emergiu como uma instituição emblemática no mundo científico, enfatizando a importância da pesquisa e da colaboração interdisciplinar. Seu compromisso contínuo com a excelência científica e a inovação perpetua o legado de seu fundador, fortalecendo as bases para futuras descobertas e avanços.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp