08/04/2024 às 10h47min - Atualizada em 09/04/2024 às 04h02min

Hospital Unimed é novamente reconhecido por excelência no atendimento aos pacientes de AVC

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
O Hospital Unimed Ribeirão Preto recebeu o prêmio Angels (Angels Awards), nível Platinum, do Programa Internacional Angels Initiative, que reconhece a excelência no atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O projeto Angels Initiative, da gigante farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, em parceria com diversas instituições, atua em escala global para preparar hospitais para o atendimento de excelência ao AVC. Através de treinamentos, materiais didáticos e análise de dados, o projeto auxilia no aprimoramento contínuo dos serviços prestados.

Pela primeira vez no Brasil, a representante do Angels Initiative, Belén Velázquez, visitou apenas seis hospitais em todo o País para uma cerimônia presencial de entrega das placas dos certificados, como forma de reconhecimento ao excelente serviço de atendimento ao Protocolo de AVC. Dos seis hospitais certificados, quatro são do Estado de São Paulo, entre eles, o Hospital Unimed Ribeirão Preto. 

Durante a cerimônia de premiação, que aconteceu no dia 27 de março, no auditório do Hospital da Unimed, Belén Velázquez ressaltou que no mundo todo são poucos os hospitais que conquistaram a certificação Platinum. “São poucos os hospitais detentores do selo Platinum devido à nossa rigorosa análise de adesão aos protocolos. Alcançar esse reconhecimento é a celebração de um trabalho árduo de toda a equipe hospitalar, evidenciando o compromisso em oferecer cuidados excelentes aos pacientes. Este selo não apenas representa um reconhecimento significativo da qualidade assistencial, mas também reflete o compromisso primordial com a saúde e bem-estar dos pacientes”, disse a líder global.

A certificação
No primeiro e segundo trimestre de 2023, o Hospital Unimed já havia sido reconhecido com o nível Ouro Angels Awards. "A conquista do nível Platinum (a partir do terceiro e quarto trimestre de 2023 e primeiro trimestre de 2024) é um reconhecimento do nosso compromisso com a excelência no atendimento aos casos de AVC”, afirma João Almiro Ferreira Filho, diretor técnico do HURP. “Este prêmio é dedicado a todos os profissionais que trabalham no hospital para salvar vidas e reduzir sequelas em pacientes com AVC”, completa.

No ano passado, o Hospital Unimed Ribeirão Preto atendeu 153 pacientes com AVC, um aumento de 42% em relação aos anos anteriores. Dentro deste grupo, em um recorte de 100 casos de AVC isquêmico, 61 pacientes receberam terapia de reperfusão, que consiste na administração de medicamentos ou na realização de um procedimento para desobstruir as artérias cerebrais. “A terapia de reperfusão restitui a circulação cerebral normal, aumentando em 30% a chance de o paciente ficar sem sequelas. Esta terapia só é possível nesta taxa tão alta, com um atendimento extremamente organizado, tanto no intra hospitalar como no pré-hospitalar, e a Angels Initiative nos auxilia nesse processo constante de treinamento e organização de equipes, processos e melhorias do protocolo”, explica a coordenadora da equipe de neurologia do hospital, Soraia Ramos Cabette Fabio.

Segundo a médica, além deste item, outro fator que contribuiu para a certificação foi a melhora nos índices de avaliação da deglutição em pacientes pós-Acidente Vascular Cerebral. “A avaliação da deglutição por exame fonoaudiológico precoce é essencial para uma boa evolução do paciente, pois diminui os índices da principal causa de piora pós-AVC, que é a pneumonia aspirativa”, comenta.
  

Atendimento prioritário
No Hospital da Unimed Ribeirão Preto, o atendimento ao AVC é priorizado e realizado por equipes altamente capacitadas. Desde a recepção, o paciente é triado e direcionado à sala de urgência, onde recebe atendimento imediato de enfermagem especializada. Um neurologista está disponível 24 horas por dia para avaliação e diagnóstico. A equipe de radiologia intervencionista também está disponível 24 horas para realizar cateterismo dos vasos cerebrais, quando necessário. Exames de tomografia e ressonância magnética são realizados a qualquer hora do dia ou da noite para confirmar o diagnóstico. O HURP possui Unidade de Terapia Intensiva e Coronariana com 41 leitos e Unidade de Internação Hospitalar com 140 leitos, ambas com equipes treinadas no atendimento a pacientes com AVC.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto
Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed oferece aos seus clientes serviços de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 1.000 médicos e possui serviços próprios para atendimento a cerca de 171 mil clientes, além de outros 30 mil atendidos em sistema de intercâmbio com as outras Unimeds: Hospital Unimed, Hospital São Paulo, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e centro de reabilitação adulto e infantil, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, pronto atendimentos, unidades laboratoriais,  ambulâncias e o Centro de Atenção à Saúde Alto da Semar (CAS), em Sertãozinho, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp