08/04/2024 às 11h48min - Atualizada em 09/04/2024 às 04h02min

Passa muito tempo sentado? Especialista traz dicas de como sair da inércia

Especialista técnico da Bio Ritmo conta como começar a se movimentar para garantir uma vida mais saudável e duradoura

Assessoria de Imprensa
Divulgação
 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking do sedentarismo no mundo. Isso pode ser o resultado de uma série de diversos fatores, entre eles, o tempo em que os brasileiros passam sentados. Segundo um estudo da Onlinecurriculo, cerca de 49,90% dos entrevistados passam a maior parte do tempo do trabalho em cadeiras e muitos não realizam atividades físicas no seu tempo livre. 

 

Diversos fatores mostram que o corpo humano não foi projetado para ficar muito tempo sentado, pois isso reduz o fluxo sanguíneo e oxigênio, aumentando em até 80% o risco de morrer de alguma doença cardiovascular ou ter diabetes tipo 2. Além disso, pessoas com mais de 60 anos que passam mais de 10 horas sentadas podem ter mais chances de desenvolver demência. 

 

Bruno Baldin, especialista técnico da Bio Ritmo, marca fitness high end comenta: “A OMS - Organização Mundial de Saúde -, diz que 30 minutos de atividade física, de intensidade leve a moderada, a partir de duas vezes por semana, já é um bom começo para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças relacionadas ao sedentarismo. Entre outros benefícios, o exercício físico pode aprimorar as relações sociais, reduzir a pressão arterial, o estresse, elevar a autoestima, confiança e regular o emocional.”

 

O especialista traz dicas de como vencer o sedentarismo e conseguir uma vida mais saudável. Confira: 

 
  1. Encontre uma atividade que goste

Ninguém tem paciência para fazer o que não gosta. Dessa forma, é essencial encontrar a atividade ideal para cada gosto, pois isso irá motivar e animar você a não desistir. 

 

“Busque estabelecer uma rotina semanal, de quantas vezes na semana irá treinar, desde que seja uma rotina que consiga seguir fielmente. Assim, o profissional de educação física irá adequar conforme suas necessidades e objetivos”, diz Bruno. 

 

  1. A adaptação deve ser leve e sem exageros

Bruno comenta que os exercícios iniciais devem ser elaborados com menor complexidade, independente da atividade física escolhida, pois o corpo não está acostumado com aquela rotina – e essa máxima deve ser levada a sério especialmente no caso de sedentários, que estão saindo de um estado de pouca movimentação.

 

“Todo esporte requer adaptação, por mais avançado que seja o praticante. O treino inicial ou de introdução, na musculação, por exemplo, pode durar por até 3 meses dependendo do nível de aptidão deste novo praticante e da frequência semanal que irá adotar. Uma opção de exercícios para iniciantes são os multiarticulares, pois trabalham mais de uma articulação envolvendo outros grupos musculares. Além disso, exercícios que sejam realizados em máquinas, também são vantajosos por conta do nível de complexidade ser menor, dando mais confiança e segurança”, completa o professor.

 

  1. Intensifique a atividade com orientação profissional 

Para quem já está adaptado e busca exercícios para a perda de gordura corporal, as melhores opções são os treinos intensos e que elevem a frequência cardíaca, pois estimulam a adaptação metabólica que é responsável pela diminuição dessa gordura.
 

Segundo Bruno, treinos circuitados que forem executados na intensidade correta, promoverão a diminuição da gordura corporal. “A vantagem deste treino é que como ele alterna exercícios resistidos e cardio, atende essas premissas e ainda fortalece os músculos e articulações", esclarece.

 

“As aulas coletivas, também podem ser grandes aliadas para complementar sua rotina de atividade, onde há várias opções que atendem muitas necessidades”, indica. 

 

  1. Tenha paciência

Seguir uma rotina de exercícios com o objetivo de obter melhores resultados não é fácil e muito menos rápido. É preciso ter paciência e adotar alguns costumes na rotina. Além dos exercícios, incorporar uma alimentação mais saudável e apropriada para cada tipo de pessoa e objetivo, diversificar os exercícios e movimentos e não menos importante, descansar, são uns dos elementos principais para se obter os resultados. 

 

“Praticar exercícios vai muito além da estética, é um estilo de vida que traz benefícios para a vida toda”, finaliza Baldin. 

 

Sobre a Bio Ritmo

Com quase 30 anos de história, a Bio Ritmo é a marca fitness high end que conta com mais de 27 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp