07/04/2024 às 15h02min - Atualizada em 07/04/2024 às 20h03min

Instituto de Pesca de SP orienta sobre consumo de pescado em dias de alta temperatura

Pesquisadora informa que os amantes de pescado devem seguir as boas práticas para poder consumi-lo em dias quentes

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/instituto-de-pesca-orienta-sobre-o-consumo-de-peixes-durante-dias-de-altas-temperaturas/
Em dias quentes, o consumo de pescado aumenta

O verão já se foi e em apenas três meses o país enfrentou três ondas de calor, com temperaturas cerca de 3 a 5 graus acima da média, algo que tem acontecido com mais frequência nos últimos anos. Em dias quentes, o consumo de pescado in natura (cru) aumenta, pois os amantes de proteínas aquáticas apreciam não só o sabor, mas, sobretudo, a sensação de frescor que proporcionam.

Visando à segurança no consumo, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresenta importantes orientações para aqueles que optam por consumir pescado em dias de altas temperaturas. São informações sobre onde e como consumi-lo, bem como transportá-lo, manuseá-lo e armazená-lo, a fim de se protegerem de qualquer indisposição alimentar.

“Assim como outros alimentos sensíveis ao calor, como ovo e derivados de leite, o consumo de pescado requer algumas precauções e especial atenção às boas práticas de manipulação”, orienta a pesquisadora do IP Érika Furlan.

Veja orientações da especialista:

  • Compre peixe fresco de fontes confiáveis: certifique-se de comprar o peixe em locais de confiança, como mercados de peixe, peixarias ou supermercados com boa reputação em higiene e qualidade dos produtos.
  • Armazene o peixe adequadamente: mantenha o peixe refrigerado ou congelado durante o transporte e armazenamento. Evite deixar o peixe em temperatura ambiente por períodos prolongados.
  • Verifique o frescor do peixe: ao comprar peixe fresco, verifique se os olhos estão brilhantes, as guelras estão vermelhas e as escamas estão bem aderidas à pele. Isso indica frescor.
  • Manipule o peixe com segurança: lave bem as mãos e todas as superfícies de preparação antes e depois de manusear o peixe. Evite a contaminação cruzada, mantendo o peixe separado de outros alimentos, utensílios e qualquer fonte de contaminação.
  • Cozinhe o peixe adequadamente: certifique-se de cozinhar o peixe completamente, atingindo uma temperatura interna mínima de 70°C. Isso ajuda a inativar bactérias ou parasitas que podem estar presentes.
  • Saiba onde comer peixe cru em dias muito quentes: durante períodos de calor intenso é fundamental que o consumo de peixe cru, como sushi e sashimi, ocorra em locais reconhecidos pela oferta de qualidade e da origem dos produtos.
  • Armazene os restos adequadamente: se sobrar peixe cozido, armazene-o na geladeira em recipientes herméticos e consuma dentro de, no máximo, dois dias. Evite deixar os pratos ou restos de peixe em temperatura ambiente por muito tempo.
  • Esteja atento aos sinais de deterioração: se o peixe apresentar odor desagradável, textura viscosa ou mudança na cor, é melhor descartá-lo.

“Seguindo estas precauções o consumidor pode desfrutar do pescado de forma segura durante os dias de calor intenso”, afirma a pesquisadora.

Instituto de Pesca

Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Instituto de Pesca de SP orienta sobre consumo de pescado em dias de alta temperatura apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp