05/04/2024 às 07h47min - Atualizada em 06/04/2024 às 00h08min

Ceo, Mãe, Esposa e Fashionista: Conheça Adelaide Brito, a mulher que vem revolucionando o agronegócio

Apaixonada por cavalos, a empresária mantém o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos animais

Alisson Schafascheck
Foto Divulgação
Adelaide Britto é uma mulher multifacetada, com uma determinação admirável. Aos 47 anos e com duas filhas, demonstra a paixão pelo agronegócio, pela moda e pela natureza, encontrando paz e inspiração no ambiente natural que a rodeia. Sua paixão pelo agronegócio a impulsiona a seguir em frente, enfrentando desafios e buscando oportunidades de crescimento. Como empresária e advogada de formação, Adelaide demonstra sua habilidade em lidar com questões complexas e tomar decisões estratégicas.
"Sou uma mulher empreendedora, que se dedica a trabalhos voluntários, apaixonada pela natureza e pelo campo. Além a formação em direito, encabeço o dia-a-dia da fazendo como pecuarista. Sou mãe, esposa, dona de casa e filha. Para mim, não há sensação melhor do que participar ativamente dos afazeres da fazenda". Apaixonada mesmos pelos equinos, Adelaide vivencia bons momentos com seus animais.  "Minha paixão mesmo são os cavalos. O trabalho gira em torno do gado, mas foi com eles que encontrei um hobbie dentro do meu universo. Cuido deles com muito carinho e com toda a admiração que eles merecem."
Sua jornada é inspiradora e reflete a força e a determinação das mulheres que desempenham múltiplos papéis na sociedade. Como mãe e esposa, equilibra com maestria suas responsabilidades familiares com suas atividades profissionais.
A trajetória profissional da advogada foi moldada ao longo de 17 anos de atuação no Maranhão. A relação da profissional com o mercado do agronegócio teve início a partir de um sonho e projeto pessoal de ingressar nesse segmento. Seu marido desempenha um papel relevante na empresa, atuando como diretor presidente, e, juntos, trabalham em todas as áreas do negócio. Nos últimos três anos e meio, decidiu mudar o rumo e se envolver de corpo e alma no negócio, se desdobrando no dia-a-dia entre o escritório e campo para o melhor desempenho de sua fazenda.
A decisão de mudar para São Luiz foi motivada pela busca de novas oportunidades e condições favoráveis para o negócio da fazenda. “Embora ainda estejamos em fase de implantação, nosso foco está em oferecer bovinos de alta qualidade para abate e recria, dignos de premiação. Com uma equipe de 30 funcionários, contribuindo para o desenvolvimento da região, dos quais 15 famílias moram dentro da fazendo como uma grande família.", se orgulha, Adelaide. Anteriormente conhecido como Fazenda Modelo, passou por uma transformação significativa nos últimos anos. Para impulsionar o negócio, foram mapeadas e contratadas equipes técnicas especializadas em diversas áreas, como veterinária de reprodução, nutrição, prevenção de doenças, manejo de cercas, currais, poços, entre outras, visando adquirir conhecimento abrangente. Essa abordagem permitiu o aprendizado sobre questões importantes, como os períodos adequados para abate dos animais, garantindo a qualidade e o bem-estar do rebanho.


A estratégia adotada incluiu a busca por reconhecimento, participando de competições para alcançar o melhor desempenho de carne, obtenção de selo ecológico para a fazenda, priorização do bem-estar animal, realização de ciclo completo de produção e implementação de manejo racional, com técnicas especiais. Essas ações visam não apenas a excelência na produção agropecuária, mas também o cumprimento de práticas sustentáveis e éticas, demonstrando um compromisso com a qualidade e responsabilidade no desenvolvimento do negócio.
Os diferenciais tecnológicos e de serviços da fazenda são impressionantes. Além da cerca elétrica alimentada por energia solar – a fazenda é abastecida em sua totalidade por usinas de energia solar –, com controle remoto de choques, incluem o uso de drones para plantio, a criação de corredores ecológicos para a fauna silvestre, a instalação de uma rede de água com 70 km de encanação para bebedouros, identificação eletrônica do gado, acomodação de 6 mil animais e consumo diário de 300 mil litros de água, seringas sincro na vacinação e manejo racional. Essas ações contribuem com o crescimento anual, em ascensão, com planos futuros de investimento em melhoramento genético e construção de um frigorífico para atender à demanda local e da fazenda.
Outros diferenciais implementados, incluem a utilização da técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), currais antiestresse com labirintos e um sistema de inseminação em tempo real, que permite que as fêmeas deem à luz três meses por ano simultaneamente. O foco na maternidade é evidente, com um planejamento cuidadoso desde o nascimento dos bezerros até o desmame, visando uma gestão eficiente e organizada.

SOBRE:
instagram.com/adelaide_britto

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp