05/04/2024 às 18h03min - Atualizada em 06/04/2024 às 00h06min

Pacto de Promoção da Equidade Racial lança GT de Filantropia Antirracista

Empresas e organizações buscam propor, coletivamente, uma série de recomendações que aceleram a pauta racial

Redação
Divulgação

Com objetivo de abordar e combater as desigualdades raciais por meio de práticas filantrópicas antirracistas, a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, em parceria com a Fundação Tide Setubal, anunciou o lançamento do “GT de Filantropia Antirracista”. 

 

O grupo de trabalho será formado por um comitê de governança com lideranças do Instituto Unibanco, Casa Sueli Carneiro, Fundação Itaú Social, Ibirapitanga, Cedra e Geledés, que se concentrará em estimular a educação, sensibilização, análise, avaliação, parcerias, colaborações, advocacia e influência para promover a justiça e a equidade racial. 

 

O lançamento aconteceu durante evento presencial realizado no Edifício New Century, em São Paulo, sede do Escritório Daniel Law, Empresa Signatária do Pacto, e reuniu representantes de importantes instituições, como CIEDS B3 Social, IDIS, Brasil Foudation, IACP, Ibirapitanga, CEDRA, Editora Mol, Anbima, Vale, Open Society, -, Fundo Baobá, SIMBIOSE SOCIAL, Instituto Votorantim e muitos outros. Durante o encontro foram apresentadas uma série de recomendações estratégicas para empresas, fundos familiares e patrimoniais. 

 

Para o diretor executivo do Pacto, Gilberto Costa, a criação do GT permitirá uma resposta mais eficaz e direcionada às desigualdades raciais, abordando as causas subjacentes e promovendo mudanças significativas e sustentáveis. “Estamos comprometidos em reunir uma equipe diversificada e engajada, capaz de desenvolver estratégias inovadoras e colaborativas para enfrentar o racismo e promover a equidade racial em todas as esferas da sociedade. Essa será mais uma para olhar com atenção e atender com urgência à demanda filantrópica e negra no país”, afirmou Gilberto.

 

As organizações se reunirão regularmente para discutir estratégias, identificar áreas de oportunidade e trabalhar coletivamente para alcançar e fomentar a implementação de programas e projetos que visam o combate das desigualdades de gênero e raça. Além disso, ao longo do projeto, será desenvolvido um manual que oriente empresas, fundos filantrópicos e filantropos para acelerar essa agenda.

 

“O cenário de desigualdade racial, majoritário na sociedade brasileira, se expressa também no setor privado e nas organizações da sociedade civil. É preciso contar com empresas, filantropos, fundos patrimoniais que se preocupem com essas mudanças fundamentais para promover uma transformação significativa e duradoura. É necessário que esses organismos e organizações se comprometam ativamente em adotar práticas antirracistas e promover a inclusão e a equidade em todas as suas operações e iniciativas de responsabilidade social e essa é umas das principais propostas do GT", explica Neca Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal.

 

"Sabemos que a filantropia é uma ferramenta importante para combater as desigualdades sociais presentes no Brasil, e que, sem o olhar atento para as temáticas raciais, este tipo de ação pode acabar por não ser tão efetivo em combater estas disparidades. Nesse sentido, o GT de Filantropia Antirracista, guiado pelo Pacto de Promoção da Equidade Racial, tem potencial significativo para promover a equidade e a justiça racial. A Daniel, através de seu programa Daniel Plural, vem desenvolvendo ações para combater o racismo estrutural que permeia nossa sociedade e apoia mais esta iniciativa”, afirma Bruna Souza, head de gente & cultura da Daniel Advogados.

 

Sobre o Pacto 

 

O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa que implementa um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro. A associação é formada por 67 empresas signatárias: 99Jobs, Aegea, ADP, Afterverse Games, Alicerce Educação, Ambev, Animale, Arezzo, B3, Bayer, Banco Pan, Banco Fibra, Belgo, Bene, BMG, BNP Paribas, CESAR, CSN, Dasa, Firjan, Galena, Gerdau, GOL, Grupo Fleury, Grupo Soma, Ifood, Jive, Kraft, Movile, Movile Pay, Nesst, Pinheiro Neto, PWC, Senai, Sesi, Super Rico, Suzano, Sympla, Vale, Vivo, Vox, XP, Zoop, BrightMed, Sistema B. Para mais informações acesse o site.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp