05/04/2024 às 10h30min - Atualizada em 06/04/2024 às 00h02min

Trane destaca a importância dos sistemas de climatização na preservação da saúde pública

O Dia Mundial da Saúde promove a reflexão sobre os impactos da qualidade do ar em ambientes fechados na saúde e no bem-estar das pessoas

Redação
 https://www.trane.com/commercial/latin-america/br/pt.html
Imagem de DC Studio no Freepik

Celebrado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma data criada para provocar reflexão sobre as necessidades da população no que diz respeito ao direito à saúde. O tema deste ano, “Minha saúde, meu direito”, traz para a discussão a qualidade do ar em ambientes internos de espaços públicos - como hospitais, laboratórios e clínicas. Nesse contexto, os sistemas de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R) desempenham um papel fundamental.

Os sistemas de AVAC-R são componentes importantes para manter a qualidade do ar interior, regulando a temperatura, a umidade e a circulação do ar nas instalações. “A sua eficácia tem impacto direto na saúde das pessoas, especialmente porque passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, como escritórios”, enfatiza Giancarlo Delatore, executivo de Vendas sênior da Trane Brasil, líder no setor de soluções de climatização e controle de temperatura.

Ele explica que ambientes como clínicas e hospitais certamente contribuem para fornecer cuidados à saúde. No entanto, quando o local possui ar de má qualidade, pode gerar novos problemas de saúde aos pacientes.  “Para cada tipo de ambiente, existem equipamentos e soluções que entregam com melhor custo-benefício a necessidade particular da aplicação. Pequenas clínicas médicas, ambientes de espera e até mesmo quartos de internação demandam de equipamentos para conforto térmico e, nesse sentido, as linhas de VRF vêm se destacando. Já ambientes hospitalares, onde há maior demanda de controle de temperatura e umidade, bem como uma necessidade maior de filtragem e recirculação de ar, sistemas de água gelada ainda dominam por entregar mais recursos para controle”, completa.

Além disso, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) enfatiza que os sistemas AVAC-R desempenham um papel crucial na prevenção da propagação de doenças transmitidas pelo ar, como a COVID-19. A ventilação adequada e a filtragem eficaz do ar são essenciais para reduzir o risco de contágio em espaços fechados.

Ele lembra ainda que, para promover a saúde pública, os governos, as empresas e a sociedade como um todo devem reconhecer a importância dos sistemas AVAC-R e investir em práticas que melhorem a qualidade do ar interior. Isto inclui a adoção de tecnologias mais eficientes, a implementação de políticas de manutenção regulares e a sensibilização para a importância da ventilação e da filtragem do ar. 

“Tudo começa com um bom projeto. Principalmente em um local que muitas vezes está diretamente ligado com vidas humanas, é fundamental contar com um bom projeto que visa o atendimento de todas as normas vigentes e boas práticas de engenharia.  É importante que a instalação seja realizada por uma empresa com experiência e capacidade, e que seja credenciada pelo fabricante dos equipamentos.”, recomenda o executivo.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp