05/04/2024 às 10h21min - Atualizada em 06/04/2024 às 00h02min

Parque Dom Pedro é o próximo local da ação Banho Solidário, em São Paulo

Com apoio da Lorenzetti, edição de Páscoa acontecerá em 7 de abril

Giovanna Breve
Divulgação

O projeto Banho Solidário Sampa, já reconhecido nas ruas de São Paulo e apoiado pela Lorenzetti, está programando uma nova ação para este domingo, 07 de abril. A iniciativa cidadã ocorrerá no Parque Dom Pedro II - no gramado que fica atrás da saída do metrô - a partir das 10 horas da manhã. Com o objetivo de atender mais de 100 pessoas em situação de rua, o projeto também oferecerá uma estrutura dedicada ao cuidado de animais de estimação, proporcionando banho e secagem simultâneos. A ação também distribuirá ovos de Páscoa para as pessoas em situação de rua.

Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia e registra mais de 3,7 mil banhos, 6,2 mil pessoas atendidas por meio das iniciativas, mais de 29 mil lanches distribuídos nas ações de banho, mais de 3,5 mil cortes de cabelo; 36 mil peças de roupas e calçados, 3 mil cobertores e 3,9 mil livros doados aos assistidos.

  - Veículo VUC com os boxes para banhos

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um VUC (Veículo Urbano de Carga) especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, utilizando energia elétrica gerada por placas solares e utilização de água limpa para os banhos. Após a atividade, o VUC retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho. Um box especial foi pensado para ter acessibilidade e receber assistidos em cadeiras de rodas.

O projeto Banho Solidário é mantido a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti realizou a doação de duchas, torneiras, aquecedores de água a gás, pressurizadores e painéis de iluminação em LED.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.

Dados alarmantes. A população em situação de rua no país aumentou mais de 935% nos últimos dez anos, é o que aponta o levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base em dados do CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. O número de pessoas cadastradas saltou de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto de 2023. Este número ainda pode ser maior, considerando que muitas destas pessoas não realizaram o cadastro. Crises econômicas e a pandemia são alguns dos fatores apontados pelo Ipea para o crescimento acentuado.

Agenda do Banho Solidário Sampa:

07/04 Parque Dom Pedro

21/04 CEAGESP


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp