05/04/2024 às 17h05min - Atualizada em 05/04/2024 às 20h03min

Sustentabilidade: Novas diretrizes do Programa Município Verde Azul em SP

Entre as mudanças, está o incentivo para que os municípios adotem políticas como a de contratações públicas sustentáveis

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/sustentabilidade-novas-diretrizes-do-programa-municipio-verde-azul-em-sp/

O Governo de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) anunciou novas diretrizes para o Programa Município Verde Azul (PMVA). As mudanças têm como objetivo impulsionar ações em várias cidades paulistas, visando uma gestão ambiental mais eficaz e consciente.

Entre as inovações, está a implementação de políticas de contratações públicas sustentáveis, incorporando critérios ambientais nas licitações, na relação com empresas e na aquisição de serviços. O programa também promove soluções regionalizadas para questões ambientais, levando em conta a diversidade e particularidades dos ecossistemas em diferentes regiões do estado.

Entre as novas diretrizes, está ainda a criação de planos de adaptação climática, refletindo a urgência de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“A revisão teve o objetivo de aprimorar as diretivas e promover o alinhamento entre as políticas públicas estaduais e municipais, com base na identificação de ações que fossem comuns aos 645 municípios paulistas e que estivessem alinhadas aos pilares social, ambiental e econômico do desenvolvimento sustentável”, explica coordenadora de planejamento ambiental da secretaria, Marina Balestero.

A participação no Programa Município Verde Azul é voluntária, com os municípios sendo avaliados em 10 diretivas e classificados de acordo com a faixa populacional.

Visando ainda o fortalecimento das iniciativas de sustentabilidade em todo o estado de São Paulo, a secretaria anunciou ainda uma resolução para regulamentar a soltura de animais silvestres, para garantir a proteção da fauna nativa e combate ao tráfico ilegal de animais.

Também foi lançado o Plano de Ação Territorial (PAT) Cinturão Verde, uma estratégia abrangente para proteger a biodiversidade do estado e combater as mudanças climáticas do país.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Sustentabilidade: Novas diretrizes do Programa Município Verde Azul em SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp