05/04/2024 às 14h20min - Atualizada em 05/04/2024 às 20h03min

Centro de SP recebe nova companhia de motos do Batalhão de Ações Especiais

São 80 veículos que passam a reforçar o policiamento na região no combate à criminalidade

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/centro-de-sp-recebe-nova-companhia-de-motos-do-batalhao-de-acoes-especiais/

O centro de São Paulo ganhou um reforço no policiamento especializado na região. A criação da 3ª companhia da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 7º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) foi oficializada nesta sexta-feira (5) com a apresentação de 80 motocicletas que passam a atuar na área central. O evento foi realizado na sede do Comando Geral da Polícia Militar.

“Hoje nós estamos aqui para fazer uma entrega diferente das demais que fizemos até agora. Ao longo da gestão, no centro de São Paulo, estamos consolidando o conjunto de medidas que já apresenta grandes resultados. Nós priorizamos a retomada do centro de uma das maiores capitais do mundo porque não aceitamos domínio nenhum de território para o crime”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O governo do estado investiu R$ 11 milhões para a compra das motocicletas BMW F 850 Premium GS. “Elas representam um grande avanço tecnológico, além da robustez que garante ergonomia e segurança aos policiais militares, sendo uma ferramenta importante contra a criminalidade, especialmente em grandes centros, para deslocamentos rápidos em locais de difícil acesso”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas.

Para reforçar a segurança na capital paulista, cerca de 400 policiais já estão atuando na região central. Dos PMs que se formaram no final do ano passado, 300 foram destacados para o centro para compor a divisão tática-operacional. Outros 100 policiais compõem a 3ª companhia Rocam do Baep e 20 a Rocam do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. “Essa decisão surgiu de uma estratégia no início da gestão, iniciativa da PM, da Operação Impacto na área central que visava aumentar o efetivo de policiais para reduzir os indicadores criminais”, lembrou o secretário da pasta.

Novas viaturas para o policiamento

O governo também entregou durante o evento 97 viaturas para Comando de Policiamento da Capital (CPC) com um investimento de R$ 19,4 milhões. Os veículos Toyota Corolla Cross serão distribuídos de modo a reforçar o policiamento na cidade.

As viaturas estão preparadas para implementos de tecnologia embarcada, potencializando o uso de ferramentas de inteligência policial, e maximizando a velocidade de transmissão de informações com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Uma novidade são as câmeras de leitura de placas acopladas no teto dos veículos. “A leitura é feita de forma automática e quando tem um veículo em movimentou ou parado, identificando com base no banco de dados, ele devolve alerta na hora no tablete do policial militar”, explicou o capitão Cauã Sarto, da diretoria de tecnologia da PM. O edital prevê a aquisição de 3 mil câmeras para as viaturas policiais.

Operação Impacto Ações Especiais de Rocam

No fim do evento, com a saída das viaturas, a PM deu início a Operação Impacto Ações Especiais de Rocam, desencadeada em toda a área central, justamente com o efetivo dessa nova Companhia de Ações Especiais, com empenho de mais de 550 policias militares. A operação ocorrerá durante todo dia de hoje.

O post Centro de SP recebe nova companhia de motos do Batalhão de Ações Especiais apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp