05/04/2024 às 14h26min - Atualizada em 05/04/2024 às 20h03min

Agrishow: Governo de SP terá Plano de Irrigação e programa de qualificação de jovens

Agrishow 2024 ocorre entre os dias 29 de abril e 3 de maio e terá anúncios por parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/agrishow-governo-de-sp-tera-plano-de-irrigacao-e-programa-de-qualificacao-de-jovens/

O Governo do Estado de São Paulo prepara um pacote de entregas para o agronegócio paulista a ser anunciado na Agrishow 2024. O principal evento de tecnologia para agropecuária na América Latina ocorre entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto. Entre os anúncios estão o Plano Estadual de Irrigação e o programa Agrojovem.

Por meio do Plano de Irrigação, o Governo do Estado disponibiliza linhas de crédito para que agricultores consigam adquirir equipamentos agrícolas. Além disso, oferece apoio técnico aos agricultores por meio dos institutos de pesquisa estaduais. Com isso, o objetivo é aumentar a área produtiva paulista irrigada de 6% para 15% até 2030.

As áreas de agricultura irrigada do País correspondem a menos de 20% da área total cultivada, mas são responsáveis pela produção de mais de 40% dos alimentos, fibras e cultivos bioenergéticos, o que demonstra a importância de política pública que estimule a irrigação nos campos paulistas. Em um cenário de eventos climáticos extremos, ter a lavoura irrigada também significa produção garantida.

Outro destaque preparado para a Agrishow é o lançamento do programa AgroJovem. A iniciativa tem como objetivo promover a participação ativa de jovens no setor agrícola por meio de qualificação.

O norte dos anúnicios também será a transição energética. Nesse setor, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento pretende intensificar a produção de biometano.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, comentou sobre as entregas do governo na Agrishow: “Tivemos em reunião com o governador Tarcisio de Freitas para tratar das entregas da Secretaria para o agro de São Paulo que serão lançadas na Agrishow. Contemplamos muitos itens, principalmente o fortalecimento dos pequenos produtores da agricultura familiar através do Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista)”.

As ações da Secretaria de Agricultura para a Agrishow também incluem o incentivo a sistemas integrados de produção, com enfoque na produção de energia limpa. A Agrishow será realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, na cidade de Ribeirão Preto.

O post Agrishow: Governo de SP terá Plano de Irrigação e programa de qualificação de jovens apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp