04/04/2024 às 16h18min - Atualizada em 04/04/2024 às 20h01min

Sabe o que é exame de bioimpedância? No SAMPA Saúde em Movimento tem e é grátis

Entre quinta-feira (4) a domingo (7), as unidades móveis equipadas com aparelhos de ponta oferecerão avaliação nutricional e física em parques da Zona Sul, Leste e Centro-Oeste

Doro Jr.
SAMPA Saúde em Movimento / Divulgação
A bioimpedância é um exame utilizado para calcular a quantidade de gordura, massa magra e água no corpo. É uma ferramenta poderosa para entender a condição física e prescrever programas de atividade física e alimentação para auxiliar as pessoas a ter mais saúde e qualidade de vida. Com o programa SAMPA Saúde em Movimento profissionais educação física e nutrição utilizam exames como a bioimpedância para auxiliar a população da cidade de São Paulo a combater o sedentarismo.

São 15 parques e praças esportivas da cidade selecionadas para levar esse benefício, oferecendo acesso grátis às regiões norte, sul, leste e centro-oeste da capital paulistana. Nesses locais, há atividade física orientada por profissionais especializados de terça a domingo. E toda semana, de quinta a domingo, acontece o rodízio de locais selecionados para receber a visita das unidades móveis equipados com o InBody 370s, mesmo dispositivo utilizado em algumas das maiores academias brasileiras, e que faz o exame de bioimpedância.

A programação das unidades móveis para esta semana já está definida. A partir desta quinta-feira (4) até domingo (7), parques da Zona Sul, Leste e Centro-Oeste receberão a visita dos veículos equipados com aparelhos de ponta e profissionais para avaliação física e nutricional dos inscritos no programa. É possível fazer o registro antecipado pelo site: https://app.sampasaudeemmovimento.com.br/ e agilizar o atendimento ou fazer presencialmente, diretamente nos parques.

Confira a programação

Zona Centro-oeste
Parque da Aclimação (Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação)
Quinta-feira (4): 7h às 11h e 14h às 18h
Sábado (6): 7h às 12h.

Zona Sul
Parque do Chuvisco (Rua Ipiranga, 792 - Jardim Aeroporto)
Sexta-feira (5): 7h às 11h e 14h às 18h
Domingo (7): 7h às 12h

Zona Leste
Parque Linear Tiquatira (Av. Dr. Assis Ribeiro; Av. Cangaíba; Av. Governador Carvalho Pinto)
Quinta-feira (4) e Sexta-feira (5): 7h às 11h e 14h às 18h
Sábado (6) e Domingo (7): 7h às 12h

Sobre a bioimpedância - É utilizada uma balança específica, que emite uma leve corrente elétrica para o corpo do paciente. Essa corrente passa com facilidade por tecidos como os músculos e a água. Já a gordura apresenta maior resistência à corrente elétrica, possibilitando identificar qual a porcentagem de gordura no corpo.

Atividades diferenciadas - O Parque do Carmo (Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951) terá atrações diferenciadas relacionadas ao SAMPA Saúde em Movimento neste final de semana. A praça localizada em  Itaquera vai receber ativações relacionadas ao meio ambiente e saúde, além de atividade física. No sábado e domingo, as pessoas poderão participar de aulas de dança e ginástica, com o incremento de ativação de meio ambiente no sábado e voltada para a saúde no domingo.

O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Sobre o programa - Com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, vai levar qualidade de vida e saúde por meio da atividade física, com ações gratuitas pelo período de um ano. O projeto atenderá pessoas acima de 18 anos, que receberão a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar o exercício de suas capacidades físicas.

Confira onde participar do SAMPA Saúde em Movimento
1 - CENTRO-OESTE - Chácara do Jockey – Vila Sonia
2 – NORTE – Parque Anhanguera - Perus
3 – SUL - Linear São José – Rio Bonito
4 – LESTE - Parque do Carmo – Itaquera
5 - OESTE – Parque Raposo Tavares – Vila Albano
6 – NORTE – Parque Vila Guilherme/Parque do Trote – Vila Guilherme
7 – SUL – Parque Sete Campos – Cidade Ademar
8 – LESTE – Parque Ecológico Chico Mendes – Vila Curuçá
9 - SUL – Parque Santo Dias (Capão Redondo) / Parque Linear Feitiço (Campo Limpo)
10 – LESTE – Parque Piqueri – Tatuapé
11 – SUL - Parque Linear Cantinho do Céu – Capela de Socorro
12 – LESTE – Parque CERET – Jardim Anália Franco
13 - CENTRO-OESTE - Parque da Aclimação – Aclimação
14 – LESTE - Parque do Tiquatira – Penha
15 – SUL – Parque do Chuvisco – Jardim Aeroporto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp