04/04/2024 às 10h43min - Atualizada em 04/04/2024 às 16h06min

Ônibus em Petrópolis iniciam teste com climatização natural

Turp Transporte adota equipamento inédito no estado do Rio de Janeiro

Isabel Saraiva mesquita
Divulgação
O setor de mobilidade do Estado do Rio de Janeiro vem se estruturando para ficar cada vez mais sustentável. A inovação no setor dessa vez veio com a Turp Transporte, que iniciou os testes de climatização natural da frota com a adoção do Arejabus, equipamento inédito no estado do Rio de Janeiro, cuja finalidade é oferecer conforto térmico durante as viagens. O sistema, instalado em um ônibus da linha 700 (Terminal Itaipava), conta com captador de ar e exaustor naturais, controlador de ventilação, ventiladores e exaustores elétricos, além de venezianas nas janelas.
De acordo com a Semove - Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro – o setor cada vez mais entende que mobilidade urbana e sustentabilidade precisam caminhar juntas.

“Ver o movimento das empresas em adotarem medidas inovadoras mostra a importância que o setor tem em tornar o transporte urbano cada vez melhor e sustentável. Na Semove estamos atentos a essas práticas. Fomos pioneiros na adoção do Selo Verde, um estimulo para a redução de emissão de gases poluentes no meio ambiente e o consumo de diesel junto as empresas de transporte coletivo, adotamos o Carbonômetro. Inovação e sustentabilidade são pilares importantes na estratégia da mobilidade urbana do Rio de Janeiro”, reforçou Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Semove.


De acordo com informações do Setranspetro - Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis - o Arejabus utiliza a própria movimentação do ônibus para melhorar a sensação térmica, retirando o ar quente do interior do veículo por meio de exaustores posicionados no teto enquanto permite a entrada do ar fresco através de venezianas instaladas nas janelas. Quando parado ou em baixa velocidade, um sistema de ventilação forçada é acionado automaticamente no veículo, mantendo a circulação ar.

O custo de instalação é cerca de 80% inferior quando comparado ao sistema de ar condicionado convencional. Além disso, o sistema não gerar o aumento do consumo e o aumento na emissão de CO2.

Nessa fase de testes, os clientes poderão avaliar a ferramenta. A Turp Transporte disponibilizou dois modelos de pesquisa, ambas acessadas através de um QR Code dentro dos ônibus.

De acordo com Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, caso a fase de testes seja bem sucedida, com a aprovação dos passageiros, o dispositivo poderá ser implantado em mais veículos da frota. “Buscamos por inovação com qualidade e sustentabilidade, proporcionando mais conforto aos nossos clientes e mais qualidade de trabalho para os nossos rodoviários. Acreditamos nesta proposta apresentada pela Arejabus, mas o nosso objetivo é saber a percepção do cliente, antes da adoção de qualquer prática”, pontuou.
 
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