03/04/2024 às 10h23min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h08min

Oftalmologista alerta sobre as consequências do uso excessivo de telas para a saúde dos olhos

Visão embaçada, sensação de ressecamento, fadiga ocular, ardor, dor de cabeça e dificuldade de focar são alguns dos sintomas da Síndrome da Visão do Computado

Camila Freitas e Silva
Legenda: Dra. Rafaela Carvalho
  • Hidratação ocular é fundamental para aliviar os sintomas e manter a saúde dos olhos, pois a lágrima é essencial para manter a superfície ocular úmida e lubrificada, além de fornecer nutrientes e oxigênio para a córnea
Na era digital, passamos horas em frente a telas de smartphones, tablets, computadores e TVs. Embora, seja a realidade atual de grande parte da população, esta rotina pode trazer diversos impactos para a saúde dos olhos. A exposição excessiva às telas é a principal causa da Síndrome Visual do Computador, problema cada vez mais comum e que causa sintomas como visão embaçada, sensação de ressecamento, fadiga ocular, ardor e irritação, dor de cabeça e até dificuldade para focar.

A oftalmologista especialista em córnea e catarata, Dra. Rafaela Carvalho, explica que a principal causa da Síndrome Visual do Computador é o uso prolongado de telas (acima de 2 horas sem intervalos). “O cansaço visual que sentimos ocorre porque quando estamos olhando para a tela piscamos menos e estamos constantemente focando nos pixels, que são minúsculos pontos que compõem as imagens e letras no computador. Esse trabalho de focar sobrecarrega os músculos da acomodação dos olhos e a capacidade de manter o foco diminui ao longo de muito tempo de exposição às telas”, conta a especialista.

Isso é facilmente explicado se considerarmos que o país tem mais de dois dispositivos digitais por habitante. Pesquisa da FGVcia realizada em 2023, mostrou que existem cerca de 464 milhões de dispositivos digitais como computador, notebook tablet e smartphones, em uso no Brasil. Além disso, levantamento da Electronics Hub, os brasileiros passam mais da metade das horas em que estão acordados usando um computador ou celular, aproximadamente 56,6%. Segundo o levantamento, o Brasil é o segundo país que mais gasta tempo com telas no mundo, ficando atrás somente da África do Sul.

Mas o que fazer para reduzir o problema? Segundo a oftalmologista, para melhorar os sintomas, deve-se mudar hábitos. Ela recomenda, por exemplo, fazer intervalos de 20 a 30 minutos a cada duas horas em frente a algum tipo de tela, manter o monitor a 60 cm do rosto, na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo, fazer a limpeza das telas com frequência e manter ambiente bem iluminado.

A exposição excessiva às telas eletrônicas reduz a frequência do ato de piscar e, consequentemente, deixa os olhos menos lubrificados, desencadeando um desequilíbrio na produção de lágrima. Com isso os olhos ficam ressecados, causando irritação e ardor. “A hidratação ocular é fundamental para aliviar os sintomas e manter a saúde dos olhos, pois a lágrima é essencial para manter a superfície ocular úmida e lubrificada, além de fornecer nutrientes e oxigênio para a córnea. Os colírios mais indicados no tratamento dos olhos secos são colírios que não contém conservantes, sendo os ativos mais comuns o hialuronato de sódio e carmelose sódica”.

Um exemplo disponível nas principais farmácias do Brasil é o Colírio Liris, medicamento, isento de prescrição médica, composto por carmelose sódica, indicado para a melhora da irritação, ardor e secura dos olhos. O produto é também recomendado como lubrificante durante o uso de lentes de contato para aliviar o ressecamento e o desconforto.

Embora reduzir o tempo de tela seja impossível em certos trabalhos, podemos reduzir a irritação e os problemas seguindo certas recomendações. Um entendimento básico do problema também pode nos ajudar a cuidar dos nossos olhos.

Dicas para prevenir a Síndrome Visual do Computador:

- Faça pausas regulares a cada 20-30 minutos
- Ajuste o brilho e contraste da tela
- Mantenha uma distância adequada da tela
- Pisque frequentemente para evitar olhos secos
- Faça exercícios visuais
- Consulte um oftalmologista regularmente


Para mais Informações:
Kubix Estratégia & Comunicação
Denise Marcolino – (11) 94354-1779
Camila Freitas – (11) 9820-47973 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp