03/04/2024 às 11h53min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h08min

Dia Mundial do Fitness: Desvende grandes mitos que envolvem os exercícios físicos

Celebrado em 6 de abril data ressalta a importância da atividade física regular para a saúde e o bem-estar

Rosangela Andrade
https://inpresspni.com.br/
Divulgação/Herbalife
Celebrado em 6 de abril, o Dia Mundial do Fitness ressalta a importância da atividade física regular para a saúde e o bem-estar. A prática regular de atividade física é um pilar essencial para uma vida saudável, mas com tantas informações que se lê sobre o assunto, é fácil se perder entre o que é fato e o que é ficção. Por isso, a vice-presidente global de Desempenho Esportivo e Educação Física da Herbalife, Samantha Clayton, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Exercícios físicos são apenas para perda de peso.
Mito. Estudos, como o que foi publicado no British Journal of Sports Medicine enfatiza que, além da simples perda de peso, o exercício oferece outros benefícios para quem o pratica. “Malhar ajuda a produzir hormônios do bem-estar, contribuindo para a saúde mental. Também é imprescindível para o aumento da força, melhora a composição corporal e também a saúde cardiovascular, entre outras coisas”, coloca Samantha. Sem contar que os exercícios contribuem para o fortalecimento dos ossos, além de serem recomendados no tratamento de pacientes com diabetes.

A regularidade é mais importante do que a intensidade.
Verdade. Manter uma rotina regular de exercícios é mais benéfico a longo prazo do que sessões esporádicas, mas intensas, segundo Samantha Clayton. Portanto, não adianta achar que vale ir à academia apenas durante dois meses antes do verão, se você ficará sedentária o restante do ano. “O exercício deve fazer parte da rotina diária”, comenta a treinadora.
                       
Quanto mais suor, melhor o exercício.
Mito. A produção de suor é mais um indicador de resposta térmica do corpo do que da eficácia do exercício. Portanto, suar não está diretamente relacionado à queima de calorias ou intensidade do treino.
                       
O descanso é crucial para o fitness.
Verdade. Apesar da frequência ser imprescindível para se obter benefícios com os exercícios, o descanso e a recuperação também são importantes para prevenir lesões e melhorar o desempenho. Isso porque permite que o corpo repare e se fortaleça entre os treinos. “A quantidade de descanso varia de acordo com a intensidade do exercício, a idade e o estilo de vida de cada pessoal. Mas, em geral, deixe um dia da semana sem treino ou faça alguma atividade bem leve, como caminhada no parque”, sugere Clayton.
                       
Quem pratica exercício deve consumir suplemento.
Depende. O consumo de suplementos para quem pratica exercícios físicos depende de vários fatores, que incluem as necessidades individuais, objetivos de treino e dieta. É importante ressaltar que uma alimentação balanceada é essencial para fornecer os nutrientes necessários, entretanto, em alguns casos, especialmente em treinos intensos ou específicos, os suplementos podem ser úteis para complementar a dieta, além de ser uma maneira prática de garantir nutrientes importantes. No entanto, a suplementação nunca deve substituir uma alimentação saudável. Por isso, devem ser consumidos sob a orientação de um especialista no assunto, que deverá indicar o uso de produtos com respaldo científico e de marcas sérias, como a Herbalife.

Exercícios podem melhorar a saúde mental.
Verdade. Vários estudos demonstram os benefícios do exercício na saúde mental, incluindo a redução da ansiedade e depressão. Um deles, realizado pela American Psychological Association, reforça que o exercício regular melhora o humor e diminui sintomas da ansiedade e depressão. “A atividade física desencadeia a liberação de dopamina e serotonina, que são neurotransmissores que atuam melhorando o humor”, defende Clayton.

Exercícios na academia são melhores do que exercícios ao ar livre.        
Mito. Tanto exercícios em academia quanto ao ar livre oferecem benefícios. Portanto, a escolha depende mais das preferências pessoais e dos objetivos do que da superioridade de um sobre o outro. “O importante é você encontrar uma modalidade pela qual se identifique para torná-la parte da sua rotina”, acrescenta”, coloca Samantha.

Exercício em grupo é motivador.
Verdade. Não tem como negar. Treino em grupo oferece um ambiente estimulante que contribui para adesão aos exercícios. “Estar acompanhado de pessoas com objetivos semelhantes cria um ambiente motivacional, aumentando o entusiasmo e a inspiração”, finaliza a treinadora.

É preciso pegar muito peso para conseguir a hipertrofia.
Mito. Pesquisas mostram que tanto o treino de musculação com maiores cargas quanto aqueles com menores cargas e mais repetições são capazes de gerar hipertrofia — o que importa é fazer com que o músculo chegue próximo à exaustão ou falha. “Independente do método que você escolher, lembre-se ainda que é preciso ter um consumo de proteína adequado ao longo do dia para promover o ganho de massa muscular”, comenta Clayton.


Mulher sorrindo e olhando para o lado    Descrição gerada automaticamente

Mulher sorrindo e olhando para o lado Descrição gerada automaticamente

Sobre Samantha Clayton

Samantha Clayton é vice-presidente global de desempenho esportivo e educação física da Herbalife, responsável por todas as atividades relacionadas a exercícios para distribuidores independentes e colaboradores da Herbalife.
Por meio de treinamentos presenciais, ferramentas, materiais educativos e de seu blog (DiscoverGoodFitness.com), ela garante que todos entendam a importância do exercício para compor uma vida ativa e saudável. Também ajuda a criar, organizar e promover atividades e programas de educação física como parte essencial do programa de bem-estar corporativo da empresa.
Samantha foi atleta profissional, representando a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Sydney em 2000 na corrida de revezamento de 200m e 4x100m. É personal trainer com certificações em condicionamento físico em grupo, condicionamento juvenil, condicionamento físico para terceira idade e alto rendimento. Samantha também é responsável por atividades relacionadas ao exercício e educação para Consultores Independentes e colaboradores da Herbalife Nutrition. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp