03/04/2024 às 11h01min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h06min

Faculdade São Leopoldo Mandic adota tecnologia Apple em movimento pioneiro no Brasil

Recurso oferecido a professores e estudantes do curso de Odontologia proporciona educação integrada à matriz curricular

Da Redação
Divulgação/SL Mandic
A Faculdade São Leopoldo Mandic é pioneira no ensino superior do Brasil ao integrar as tecnologias Apple para educação à matriz curricular com dispositivos de uso individual. Para isso, foram entregues, em março, iPads para professores e 60 estudantes do primeiro ano do curso de Odontologia.

As tecnologias Apple para educação já são utilizadas em outras instituições e escolas no Brasil e no mundo, mas, pela primeira vez, foi totalmente adaptada para ser usada de forma integrada dentro de um projeto pedagógico no ensino superior. Entre as facilidades, está o acompanhamento dos conteúdos e auxílio na rotina acadêmica. 

“O objetivo principal é que os estudantes aprendam cada vez mais. Temos uma metodologia própria inovadora e acreditamos na importância de oferecer ferramentas que os auxiliem nesse processo. Acreditamos que a inserção de tecnologias é um caminho sem volta e, nesse sentido, a São Leopoldo Mandic está à frente”, mencionou o Diretor-Executivo do curso de Odontologia, Rui Brito.

Para a incorporação da tecnologia no processo de ensino aprendizagem, a São Leopoldo Mandic contou com o apoio da Sejunta, empresa especializada na integração de tecnologias Apple no ambiente educacional. O trabalho durou cerca de seis meses.

“A São Leopoldo Mandic tornou o iPad uma ferramenta educacional, de forma que o uso dessa tecnologia não seja isolado e sem contexto.  Esse é o grande diferencial que faz a instituição se destacar muito do ponto de vista da inovação”, disse Guilherme Camargo, fundador da Sejunta.

Para que haja um uso eficiente da tecnologia, os professores passam, desde janeiro, por treinamentos e capacitações e, em breve, obterão o certificado “Apple Teacher”. O processo de habilitação envolveu não somente a capacitação para utilização da tecnologia Apple, mas também um treinamento para a inclusão de recursos pedagógicos dentro da ferramenta.

Neste momento, os iPads serão utilizados somente por estudantes deste e dos próximos anos de Odontologia. “Nós iremos avaliar os resultados desta implantação por meio de uma série de indicadores que serão aferidos continuamente ao longo do processo. A partir desses dados, sendo eles positivos em relação a potencializar a personalização do processo ensino aprendizagem, teremos subsídio de informações que justificarão expandir para as próximas turmas de graduação em Medicina e da pós-graduação” destaca Gabriela Victorelli, gerente especialista em inovação do Grupo Mandic.


À frente na inovação
Com o recurso da Apple, a São Leopoldo Mandic também visa preparar o estudante para um mercado de trabalho cada vez mais digital. Segundo Brito, a área de Odontologia tem se apresentado bastante tecnológica com profissionais que utilizam, cada vez mais, recursos digitais em suas práticas. “A Odontologia é uma especialidade muito digitalizada, principalmente em diagnóstico e planejamento, e nós estamos alinhados com isso”, afirmou ele.

“Com essa tecnologia, a instituição não apenas oferece recursos digitais, mas forma o estudante para o futuro, preparando-o para o mercado de trabalho e para pensar em soluções que ainda não existem”, acrescentou o fundador da Sejunta.

Além dos benefícios para o ensino, o iPad se destaca pela segurança e privacidade de dados dos usuários, pelo suporte técnico remoto em qualquer localização, pela duração da bateria e por possuir, de maneira nativa, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Para Gabriela, que atuou em todo o processo de implantação do projeto Apple para educação, a iniciativa é uma das principais e de maior impacto da instituição do ponto de vista de inovação em 2024.

Segundo ela, a escolha pela tecnologia levou cerca de um ano, considerando as pesquisas de mercado e projeto de remodelação do device para se adequar à matriz curricular da Faculdade. “O papel do Hub de inovação do Grupo Mandic é trazer inovação e isso não tem a ver somente com tecnologia, mas sim, que ela esteja integrada e incorporada à toda a realidade”, disse.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp