03/04/2024 às 14h10min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h06min

Nova série documental “Expedição Solar”, recém-lançada no streaming PlayPlus, traz um olhar apurado sobre o papel das fontes renováveis na recuperação do planeta

Com apoio da AESolar e outros players do setor fotovoltaico, a primeira temporada aborda as iniciativas de sete países, incluindo o Brasil, em prol da transição energética

Danilo Fernandez
[Divulgação]

São Paulo, 03 de abril de 2024 - Em 2023, o planeta Terra enfrentou um dos anos mais quentes da história, com temperaturas médias globais que atingiram recordes, e uma das principais causas para esse aumento foi o crescimento contínuo das emissões de gases de efeito estufa - incluindo o dióxido de carbono (CO2), que aumentou em 1,1% no último ano, alcançando um total alarmante de 37,4 bilhões de toneladas de emissão. É nesse cenário que foi lançada, recentemente, na plataforma de streaming PlayPlus a série documental, “Expedição Solar”, uma produção da Studio Motion Filmes, que aborda iniciativas de sete países (Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Emirados Árabes, China, Japão e Austrália) em prol de iniciativas voltadas à transição energética.

A produção, que é dividida em sete episódios, traz um olhar apurado para o uso de fontes renováveis no combate às mudanças climáticas e mostra como cada uma das regiões visitadas têm abordado esse tópico, deixando de lado o uso de combustíveis fósseis para a adoção de fontes alternativas. Essa mudança para fontes de energia limpas e renováveis pode desempenhar um papel crucial na redução das emissões de CO² e na mitigação das mudanças climáticas.

O Brasil é um dos países que têm despontado como líder na adoção da energia fotovoltaica. No último ano, o país bateu recordes na expansão desse segmento. Além disso, a energia solar se tornou a segunda maior fonte do país, com um marco de 36 GW adicionados à rede. No primeiro episódio da série Expedição Solar, “Brasil: Terra do Sol e do Vento”, é possível acompanhar de perto essa realidade ao ver a aplicação da energia fotovoltaica na prática. O diretor geral da AESolar para a América Latina, Ramon Nuche, participa do documentário mostrando alguns cases de uso de FV em setores variados como o automotivo, o industrial e até no turismo. 

“Estamos vivendo um momento de virada na forma de consumo energético no Brasil e no Mundo. Diante disso, produções que ajudem a levar adiante informação relevante sobre essa transição - como é o caso da série Expedição Solar - são de extrema importância para que cada vez mais pessoas se tornem adeptas do uso de fontes renováveis. A série ilustra perfeitamente os benefícios da geração distribuída para diversos setores. Além de contribuir com a preservação do planeta, é importante entender que a adoção do modelo descentralizado de energia promove o acesso, levando luz a áreas remotas, economia, geração de empregos, e ainda permite investimento em outras frentes da indústria”, afirma Nuche.

Hoje, a energia solar já é utilizada em diversas frentes como no agro, no comércio, na indústria, no setor automotivo e residencial. As aplicações das placas solares, que convertem os raios em energia, são das mais diversas, indo desde instalações tradicionais em telhados, até em plantações ou em lagos - conhecidas por usinas flutuantes. As expectativas para o crescimento do uso de energia solar no Brasil em 2024 seguem bastante positivas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), serão adicionados 9,4 GW à rede, resultando em um total de 45,5 GW de capacidade instalada até o final deste ano. Isso representa um aumento de 26% em relação à capacidade instalada em 2023.

Embora as perspectivas locais sejam boas, como ilustra a série, ainda há um longo caminho a ser percorrido para a transição energética total. “Nós realizamos essa primeira temporada como um convite à exploração das possibilidades e desafios que permeiam a busca por um futuro sustentável. Está claro que a troca de perspectiva em relação ao consumo de energia é um caminho sem volta, essencial para reverter a atual instabilidade climática que ameaça as bases de nossa existência”, afirma Ricardo Honório, produtor e documentarista da série.

Além do Brasil, a partir de maio, a primeira temporada da série documental, “Expedição Solar” estará disponível nos principais serviços de streaming, em 63 países, podendo ser encontrada em plataformas como Apple TV, Amazon Prime e Google Play.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp