03/04/2024 às 16h38min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h06min

Atlas Renewable Energy e Hydro Rein comissionam com sucesso o complexo solar Boa Sorte, de 438 MW

Empreendimento vai fornecer energia renovável para a Albras, maior produtora de alumínio primário do País.

Renata Grieco
https://www.hydro.com/pt-BR/
Divulgação Hydro
A Atlas Renewable Energy, companhia internacional líder em soluções de energia renovável na América Latina, a Hydro REIN, braço de soluções em energia renovável da Hydro, indústria global dos setores de alumínio e energia, presente em 40 países, e Albras, a maior consumidora de eletricidade do Brasil, anunciam o início da operação da usinas solares fotovoltaicas Boa Sorte (“Boa Sorte”), em Paracatu (MG). O parque, composto por vários projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, maior produtora de alumínio primário do Brasil, representando cerca de 12% da demanda total de energia da companhia, em um contrato de 20 anos, no período de 2025 a 2044.

Com 438 MW de capacidade instalada, o empreendimento irá gerar um total de 920 GWh anuais, o equivalente a abastecer mais de 394 mil residências.

Boa Sorte é um projeto emblemático por ter sido nosso primeiro PPA de geração de energia limpa para a Albras, que repetiu a parceria em Vista Alegre, ainda em construção.  Com este projeto, quebramos importantes barreiras no setor, como o primeiro empréstimo indexado em dólares pelo BNDES para projetos renováveis. Além disso, Boa Sorte é uma prova do nosso compromisso de entregar projetos dentro do prazo e do orçamento, contribuindo para o nosso histórico de 100% de taxa de conclusão”, afirma Fábio Bortoluzo, diretor da Atlas no Brasil.

Instalado em área equivalente a 1.152 estádios do Maracanã, a construção do complexo de Boa Sorte demandou 16.584 toneladas de estruturas metálicas e somou mais de 2 milhões de homens-hora trabalhados. E para otimizar a gestão deste grande projeto, foram adotadas tecnologias que permitiram o gerenciamento integrado em tempo real e a tomada de decisões baseadas em dados pela equipe de produção. Como resultado desta integração entre tecnologia e a expertise do time da Atlas, foi possível antecipar em dois meses a entrada em operação do projeto.
“Este é um importante marco para os projetos da Hydro REIN no Brasil, considerado um mercado estratégico para a empresa. É mais um passo para atingir nossa missão de desenvolver soluções renováveis para a indústria. Este ano, também iniciamos as operações comerciais no complexo solar de Mendubim e, até o fim de 2024, vamos começar a operar o complexo eólico Vento de São Zacarias. O Brasil é um dos mercados mais empolgantes para energias renováveis do mundo e estamos atentos às oportunidades de crescimento do setor”, afirma Marcela Jacob, head da Hydro Rein no Brasil.

Compromisso com o desenvolvimento socioambiental
A construção do complexo fotovoltaico Boa Sorte envolveu cerca de dois mil e novecentos trabalhadores, com 14,4% de mulheres, percentual acima da média do setor. Isso reflete os esforços da Atlas em impulsionar uma indústria mais inclusiva e oferecer oportunidades a todas as pessoas do entorno de nossos projetos.

Por meio do programa “Somos parte da mesma energia”, que capacita mulheres para atuação em posições técnicas nos setores elétricos e de construção, 320 mulheres participaram de cursos profissionalizantes ou de aprimoramento profissional e 72 delas foram contratadas pela Atlas ou por parceiros durante o período de construção, por meio das oportunidades de iniciação profissional exclusiva para moradoras da região.

“A capacitação que proporcionamos às mulheres não é apenas para servir nossas operações, mas é uma forma de deixar um legado que transforma vidas, possibilita independência financeira e promove a autonomia destas mulheres. Isso porque acreditamos na diversidade como elemento chave na construção de um futuro sustentável”, explica Fernanda Abreu, Head de ESG da Atlas. 

Outro exemplo notável de projeto socioambiental desenvolvido no território, é a Oficina Ecoar, em parceria com a produtora JANZ.media e a Fundação Conscientearte. Trata-se de um projeto de formação em cinema documental para pessoas negras de diferentes manifestações culturais de Paracatu, com o objetivo de proporcionar autonomia e independência a quem, historicamente, não teve acesso, condições ou ferramentas para contar suas narrativas.
Durante o curso, os participantes, que representam cerca de 480 pessoas da comunidade, aprenderam técnicas cinematográficas e, ao final, produzirão 4 minidocumentários autorais sobre as manifestações culturais às quais pertencem, que serão exibidos no município em julho de 2024.

Energias renováveis na Albras
O fornecimento de energia é fundamental para a sustentabilidade da cadeia do alumínio no Brasil e a Albras tem olhado para este tema com atenção. Nesse sentido, a Albras, joint-venture entre a Hydro e a NAAC - Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd, está investindo para ampliar o uso de fontes de energia renováveis (solar e eólica) nas suas operações e contribuir para o alcance de suas metas de descarbonização.

“Este é um marco significativo para assegurar a estratégia de longo prazo da Albras de produção de alumínio verde. Com os investimentos em fontes de energia renováveis, consolidamos nossa estratégia de suprimento de energia de longo prazo, bem como diversificamos nossa matriz energética e reforçamos o nosso compromisso de fazermos parte da solução para a transição verde. Queremos contribuir para a criação de uma sociedade justa, produzindo com responsabilidade e utilizando energia renovável tal como concebida desde o início das nossas operações”, afirma João Batista Menezes, CEO da Albras.

Além de Boa Sorte, a empresa fechou contrato com a Atlas Renewable Energy para fornecimento de energia solar, por meio do complexo fotovoltaico Vista Alegre, o maior PPA (Power Purchase Agreement) já assinado na América Latina. Vista Alegre vai garantir à Albras fornecimento de energia sustentável por 21 anos.

Sobre a Atlas Renewable Energy
A Atlas Renewable Energy é uma empresa internacional de geração de energia renovável que desenvolveu e construiu cerca de 5.8 GW de ativos de energia renovável, dos quais 2,7 GW estão operacionais. A Atlas é especialista em desenvolver, financiar, construir e operar projetos de energia renovável desde 2017. A empresa possui uma equipe experiente com profundo conhecimento do mercado global de energia e renováveis, com o histórico mais longo no setor na Iberoamérica. A estratégia da empresa está focada em ajudar grandes empresas a fazer a transição energética para 100% de energia limpa. A Atlas Renewable Energy é amplamente reconhecida por seus altos padrões no desenvolvimento, construção e operação de projetos de grande escala, bem como por um histórico profundo e duradouro em desenvolvimento sustentável.
Para mais informações, visite: https://www.atlasrenewableenergy.com/pt-br/

Sobre a Hydro REIN
A Hydro REIN é uma fornecedora líder de soluções de energia renovável para a indústria. Criada em 2021 no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Hydro, empresa integrada de alumínio e energia, a estratégia da Hydro Rein está focada na necessidade industrial de descarbonização, onde são necessárias soluções à medida para ultrapassar os obstáculos da transição energética.

A Hydro REIN possui um portfólio diversificado com mais de 60 projetos de energia renovável e eficiência energética em desenvolvimento nos principais mercados dos países nórdicos e do Brasil. Após três anos de crescimento em energia renovável, a Hydro Rein tem uma capacidade bruta de 8,4 GW em seu portfólio e contratos de longo prazo assinados para uma produção de 5,3 TWh por ano.

Sobre Albras
A Albras é a maior produtora de alumínio primário do Brasil e desde 1985 fornece ao mercado interno e externo lingotes de alta pureza. A Hydro é a principal acionista da empresa, com 51% das ações desta joint venture. O outro acionista com 49% das ações é a NAAC – Nippon Amazon Aluminium Co., Ltd., consórcio japonês formado por uma agência governamental japonesa, tradings, consumidores e fabricantes de produtos de alumínio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp