03/04/2024 às 11h00min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h04min

Sólides lança MBA inédito para transformar gestão de pessoas nas empresas

A empresa é a primeira HR Tech a lançar uma pós-graduação em Gestão de Pessoas reconhecida pelo MEC. Curso conta com a chancela acadêmica da Faculdade Arnaldo

Flávio Botelho
Divulgação/Sólides

Abril de 2024 — A Sólides, líder no Brasil em tecnologia para gestão de pessoas de pequenas e médias empresas (PMEs), anuncia o lançamento do MBA “Gestão de Pessoas e Recursos Humanos” em parceria com a Faculdade Arnaldo. O curso é o primeiro de uma HR Tech reconhecido pelo MEC no país e, diferentemente de outras formações que tendem a separar os campos de RH e DP, o MBA da Sólides abraça a convergência entre essas duas áreas cada vez mais vitais para todos os negócios. Afinal, o principal ativo de todas as empresas são as pessoas. O investimento em educação está no DNA da empresa desde a sua fundação. A vertical de educação da HR Tech, com destaque para a sua plataforma de educação continuada Escola de Pessoas, deve impactar mais 100 mil novos alunos até o final de 2024.

“O nosso MBA foi pensado a partir das dores e necessidades dos RHs brasileiros, focado em uma abordagem prática de solução de problemas e visão de negócios. As áreas que cuidam da gestão de colaboradores são e precisam ser vistos como fundamentais para o crescimento de qualquer empresa”, afirma Ludmilla Fernandes, diretora de novos negócios da Sólides. “Um dos nossos diferenciais é que os alunos vão estudar com pessoas que vivenciam esses desafios no dia a dia e conseguem conciliar esse formato com uma visão de alto impacto de negócio, munindo cada vez mais o RH de conhecimento prático, de uma visão sistêmica da organização e o colocando em um papel de relevância e protagonismo”.

Com 7 módulos que vão da estratégia de gente, gestão e negócios a people analytics e inteligência artificial na gestão de pessoas, passando por gestão comportamental na prática, atração e retenção de talentos, entre outros temas, o MBA é 100% EAD e tem 360 horas de duração.

A primeira turma vai iniciar no dia 02 de maio e os alunos terão 12 meses para concluir o curso por meio da plataforma. No final de um bimestre, um novo módulo será disponibilizado, e bimestralmente uma nova turma será aberta. Todos os estudantes vão realizar seu mapeamento comportamental por meio do Profiler, ferramenta de mapeamento de perfil comportamental da Sólides. 

O Profiler é um processo exclusivo de mapeamento comportamental que se baseia em sete metodologias de mapeamento de perfil. Em apenas 7 minutos, o Profiler é capaz de fornecer mais de 50 informações relevantes sobre o perfil comportamental de alguém com 97,9% de acurácia, de acordo com a UFMG e a USP.

Impacto nos negócios
Com profissionais renomados do mercado como professores, o MBA da Sólides mescla a teoria com a visão prática do dia a dia, que está totalmente voltada  para o impacto nos negócios. Um grande desafio dos profissionais da área de gestão de pessoas é compreender a complexa interação entre as áreas de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP), com um enfoque sólido na análise de dados. Nesse contexto, é de extrema importância entender a conexão da jornada e os elos que existem em cada uma das etapas entre as áreas de gente e gestão, pensando do departamento pessoal ao recursos humanos.

“Muitas vezes o RH nas empresas, principalmente nas PMEs, acaba sendo absorvido por atividades extremamente operacionais e, por isso, não consegue ter um olhar sistêmico de gestão de pessoas alinhado à estratégia da organização. Desta forma, o setor não gera impacto no negócio que poderia e sua relevância por vezes se restringe a um papel de backoffice. Precisamos mudar isso”, afirma Ludmilla. “O mercado de trabalho está passando por mudanças significativas, impulsionadas pela rápida evolução da tecnologia e pela crescente complexidade das questões relacionadas às pessoas e aos processos nas organizações”.

As empresas estão buscando profissionais capazes de navegar nesse ambiente dinâmico e lidar com a tomada de decisões baseada em dados. No entanto, muitos profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal não possuem as habilidades necessárias para coletar, analisar e interpretar dados relevantes para a gestão de pessoas. Além disso, a falta de interação entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal pode resultar em processos ineficientes e insatisfação dos colaboradores. Enquanto uma maior integração entre as duas frentes tem grande potencial para gerar indicadores poderosos e que impactam no negócio como absenteísmo, horas extras e produtividade, entre outros. Cada vez mais as empresas buscam profissionais que possam estabelecer uma conexão eficaz entre essas duas áreas fundamentais.

A Sólides vem liderando a transformação digital das áreas de RH e Departamento Pessoal de todo o país. Por meio de soluções inovadoras e exclusivas, a empresa faz a automação de processos burocráticos e manuais, permitindo que os times dessas áreas atuem de forma mais estratégica. Dessa forma, a Sólides contribui ainda com a atração, desenvolvimento e retenção de talentos – reduzindo a taxa de rotatividade e aumentando as vantagens competitivas dos seus clientes. Atualmente, a Sólides contabiliza mais de 25 mil clientes, totalizando 5 milhões de vidas impactadas pela sua plataforma e desponta na liderança do grupo de empresas de alto crescimento no Brasil.

“Está cada vez mais claro que trazer a gestão de pessoas para o centro das tomadas de decisão estratégicas impacta diretamente nas finanças e nos resultados. Não por acaso, temos visto um crescimento bastante significativo na maioria dos nossos clientes, bem acima da média nacional”, afirma Mônica Hauck, cofundadora e CEO da Sólides. “Mais do que um novo curso, o MBA da Sólides é mais um importante passo dentro da nossa missão de sermos cada vez mais o principal parceiro do RH nas pequenas e médias empresas de todo o Brasil, que respondem por quase 80% dos novos empregos formais no país”. Pioneira, a Sólides é uma plataforma SaaS all in one para gestão de pessoas que maximiza os resultados das PMEs brasileiras.

 

Sobre a Sólides
A Sólides é uma empresa de tecnologia, líder no Brasil na gestão de pessoas de pequenas e médias empresas (PMEs). A companhia oferece soluções inovadoras e metodologias exclusivas que ajudam na atração, desenvolvimento e retenção de talentos — reduzindo a taxa de rotatividade e aumentando as vantagens competitivas dos negócios. Em 2022 recebeu o maior aporte já feito em uma HR Tech na América Latina, R$ 530 milhões — liderado pelo fundo Warburg Pincus, e expandiu seu negócio com a compra do Tangerino, solução completa para automação de processos de Departamento Pessoal. Atualmente, contabiliza mais de 25 mil clientes, totalizando mais de cinco milhões de vidas impactadas pela plataforma e desponta na liderança do grupo de empresas de alto crescimento no Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp