03/04/2024 às 15h39min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h00min

Mitos e Verdades: empresa especialista em software para estações de recarga lista cinco questionamentos sobre eletropostos

Rentabilidade, modelo de negócios e tarifas são algumas dúvidas

MGA Press
divulgação
 

Com o mercado de carros elétricos em franca ascensão no Brasil, as vendas têm alcançado números impressionantes, indicando uma mudança significativa no cenário automotivo do país. 

Dados recentes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelam um crescimento exponencial, com vendas triplicando em janeiro em comparação ao ano anterior, totalizando 12.026 unidades vendidas. Em 2023, o Brasil atingiu a marca de 93.247 carros elétricos vendidos, e a ABVE prevê que esse número será superado em 2024.

Diante desse panorama, a ABVE estima que o Brasil precisará mais que dobrar o número de eletropostos até o final de 2025, realizando a instalação de aproximadamente 10.000 novos pontos de recarga nos próximos dois anos. Atualmente, existem cerca de 4.600 eletropostos em território nacional.

Nesse contexto, a VoltBras, empresa especializada no setor de tecnologia para gestão de monitoramento e operação de carregadores de veículos elétricos, listou mitos e verdades sobre carregadores elétricos. 

 

1:Já é possível cobrar pelas recargas efetuadas em carregadores

Verdade: De acordo com a Resolução Normativa nº819/2018, é permitida a cobrança de recarga de veículos elétricos por outras empresas, além das concessionárias de energia. Isso significa que os gestores podem definir suas tarifas e lucrar com seus pontos de recarga, gerenciando cada cobrança de forma individual.

2: Qualquer tipo de carregador me oferece um modelo de negócio completo 

Mito: Para um negócio abrangente na mobilidade elétrica, integrando autosserviço para carregadores, métricas operacionais e cobrança, a escolha estratégica é adotar carregadores com o módulo de comunicação OCPP. O OCPP, um protocolo aberto, unifica informações da rede de carregadores, permitindo colaboração entre diferentes fabricantes e facilitando a escalabilidade do negócio e integração com soluções de gestão para melhor tomada de decisões.

3. Investir em carregadores é seguir a tendência da mobilidade elétrica mundial

Verdade: Dados da ABVE demonstram que as vendas de veículos elétricos estão em constante crescimento no Brasil, acompanhadas pela expansão da infraestrutura de recarga. Isso reflete as medidas adotadas internacionalmente para acelerar a mobilidade elétrica, como incentivos fiscais e a proibição da venda de veículos a combustão até 2035, tornando o investimento em carregadores uma tendência global.

4. Carro elétrico pode “dar choque” em contato com a água

Mito: As baterias foram concebidas para resistir a condições adversas, incluindo a exposição à água. Por essa razão, os elementos internos, como conectores e baterias, são cuidadosamente isolados para protegê-los de influências externas, evitando que a água os atinja. Além disso, um sistema de segurança entra em ação em caso de qualquer irregularidade no funcionamento, agindo como um disjuntor para interromper a conexão entre o veículo e as baterias.

5: Os eletropostos não são rentáveis

Mito: Eletropostos com modelos de negócios bem estabelecidos têm demonstrado ser lucrativos. Escolhendo o local certo e o modelo de carregar adequado já é possível se ter lucratividade com eletropostos. Parcerias locais, publicidade e modelos de subscrição para usuários frequentes são algumas das estratégias que tornam os eletropostos ainda mais rentáveis.

 

Sobre

A VoltBras é uma empresa especializada no setor de gestão de monitoramento e operação de carregadores de veículos elétricos. A abordagem da marca é centrada no cliente, com foco em fornecer uma solução que permita aos clientes concentrarem-se no crescimento de seus negócios na área de mobilidade elétrica. É importante ressaltar que a VoltBras não opera pontos de recarga próprios, não fornece carregadores nem energia elétrica, posicionando-se assim como parceira estratégica e não como concorrente direto de seus clientes.


 
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