03/04/2024 às 15h59min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h00min

O que fazer para regularizar moto de leilão?

Modalidade de compra é popular, mas ainda suscita dúvidas para grande parte dos interessados

a
(Créditos: istock, bymuratdeniz)

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, as motos já representam mais de 30% da frota brasileira. Seu valor mais acessível, principalmente quando comparado com o preço do carro novo mais básico, e o boom dos aplicativos de entrega, fornecendo uma possibilidade de renda para os motoqueiros, justificam esse número bastante expressivo.

 

O acesso às motos pode ser feito desde as compras entre particulares, no caso das usadas, ou pelas concessionárias, para quem procura por motos 0 km. Contudo, a modalidade de compras por leilão é uma crescente, mas ainda desperta medo e curiosidade. Mais baratas, levantam suspeitas devido a sua procedência ou mesmo pela possibilidade de regularização.

 

Porém, as motos de leilão podem rodar como quaisquer outras. Apenas exigem mais cuidados na hora de fechar negócio. Além disso, é preciso que sejam adquiridas em leilões idôneos, afinal, existem muitos golpes que envolvem leilões falsos na internet. Leilões da Receita Federal, do Detran ou de financeiras, bancos e empresas da área são bastante confiáveis.

 

As motos de leilão podem, entretanto, apresentar alguns desgastes ou problemas mecânicos. O interessado pode avaliar presencialmente o item, se preferir. Uma vez que decide dar o lance final e fazer o pagamento, o comprador maior de 18 anos e sem restrições em seu nome pode arrematar e levar o bem.

 

A regularização é um passo bastante simples e não difere em praticamente nada do processo de regularizar uma moto adquirida de outra forma. Em um primeiro momento, o comprador, de posse da nota fiscal oferecida pelo leiloeiro e de seus documentos pessoais, se dirige a um posto do Detran para dar início ao processo de regularização.

 

Em um segundo momento, após arrematar a moto, o comprador deve pagar quaisquer pendências que a moto tenha, tais como IPVA, multas e licenciamento, para poder assim emitir o CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Todas essas etapas possuem prazo de cerca de 30 dias. Atrasos são passíveis de multa e pontos na CNH.

 

Consultar esses débitos antes de fechar negócio é recomendável. Outra questão envolve a inspeção veicular.  Algumas motos podem precisar de alguma manutenção antes de passar na inspeção, caso contrário serão reprovadas. Com tudo em ordem e com o CRV emitido, o comprador pode prosseguir para a transferência da propriedade da moto para seu nome.

 

Seguindo esses passos, a chance de recair em erros é praticamente nula, bastando atenção com os prazos. O leilão de motos pode ser uma ótima oportunidade para sair da dependência do transporte público ou mesmo para conseguir um meio para fazer uma renda extra pagando pouco, afinal, não há restrições para elas por parte dos aplicativos de entrega ou transporte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp