03/04/2024 às 11h43min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h00min

MAPFRE Investimentos lidera ranking do Banco Central de projeções da taxa Selic em 2023

Gestora de recursos do Grupo MAPFRE entrou para o grupo das instituições financeiras que mais acertam as projeções para os indicadores da economia brasileira. Cerimônia de reconhecimento será no próximo dia 9 de abril, no Banco Central

Victor Hideki Oossawa
www.mapfre.com.br
MAPFRE

MAPFRE Investimentos lidera ranking do Banco Central de projeções da taxa Selic em 2023

Gestora de recursos do Grupo MAPFRE entrou para o grupo das instituições financeiras que mais acertam as projeções para os indicadores da economia brasileira. Cerimônia de reconhecimento será no próximo dia 9 de abril, no Banco Central

o Paulo, 03 de abril de 2024 – A MAPFRE Investimentos, gestora de recursos da seguradora MAPFRE, conquistou o primeiro lugar no ranking Top 5 do Banco Central do Brasil para a projeção da taxa Selic no curto prazo no ano de 2023. Com essa posição, a MAPFRE Investimentos se consagra, mais uma vez, no grupo das melhores instituições do mercado financeiro especializadas em análise econômica do país. A gestora já havia conquistado o primeiro lugar em 2019 ao projetar a taxa de câmbio e em 2018, quando acertou o IGP-M, ambos para o longo prazo. 

O levantamento leva em consideração as estimativas de cerca de 100 instituições ouvidas regularmente pelo Boletim Focus. O reconhecimento será conferido durante uma cerimônia na sede regional do Banco Central, em São Paulo, no dia 9 de abril às 9h, com a presença do gerente de análise da MAPFRE Investimentos, Luis Afonso Fernandes Lima.

O ranking Top 5 da pesquisa Focus é considerado o principal instrumento preditivo das variáveis macroeconômicas, como IPCA, IGP-M, Selic e câmbio para diferentes prazos, ao trazer a ancoragem das expectativas de mercado. Ele atribui nota às projeções de cada instituição e elabora um ranking de periodicidade trimestral para mostrar ao mercado quem são as gestoras de recursos, bancos, corretoras e consultorias que tiveram as melhores projeções. O objetivo é diminuir a assimetria de informação para as empresas e investidores, identificando as instituições com os melhores índices de acerto de suas estimativas.

Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento do Banco Central. Com esse resultado, a MAPFRE Investimentos se consolida como referência em análise de mercado, oferecendo aos seus clientes projeções precisas e confiáveis para auxiliar na tomada de decisões de investimento”, afirma o diretor de gestão de recursos da MAPFRE Investimentos, Carlos Eduardo Eichhorn. 

"Ser o primeiro do ranking atesta o rigor e a confiabilidade das projeções que traçamos. O prêmio é fruto do trabalho de uma equipe altamente especializada no acompanhamento das variáveis macroeconômicas para fornecer projeções precisas. As expectativas de mercado e a leitura de cenários são um subsídio importante para as decisões de política monetária e para nortear investimentos”, explica o economista-chefe da MAPFRE Investimentos, Luis Afonso Fernandes Lima. 

Na cerimônia de entrega do reconhecimento, também está previsto um debate sobre conjuntura internacional, atividade doméstica, inflação e política monetária, com a participação de especialistas de outras instituições igualmente reconhecidas e diretores do Banco Central. 

 

Sobre a MAPFRE Investimentos – Com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro do país, a MAPFRE Investimentos administra um portfólio que ultrapassou a cifra de R$ 16 bilhões em ativos. A empresa oferece uma ampla gama de produtos de investimento, incluindo fundos de renda variável, fundos de renda fixa, fundos multimercados e fundos de previdência. Atualmente, os produtos de investimentos da gestora são distribuídos por mais de 20 plataformas de investimento, entre grandes instituições bancárias e corretoras.

 

Sobre a MAPFRE - Presente no país desde 1992, a MAPFRE é o grupo multinacional líder de seguros na América Latina. No Brasil, a companhia oferece uma ampla gama de serviços que incluem seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. Em 2023, suas receitas globais atingiram 32,2 bilhões de euros. Com o propósito "Cuidamos do que é importante para você", a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. Para mais informações sobre a companhia, acesse este link.

 

Informações à Imprensa:


InPress Porter Novelli
[email protected] 

 

Victor Oossawa

(11) 97624-4184


Gustavo Reis
(11) 95383-9893


Vinícius Bruno
(11) 94315-4003

 

Vantuyl Barbosa
(11) 98606-2884


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp