02/04/2024 às 13h38min - Atualizada em 02/04/2024 às 20h08min

Manejo adequado e escolha do híbrido são etapas importantes para evitar a estria bacteriana no milho

Doença pode causar até 60% do comprometimento da área foliar, além de apodrecimento dos grãos; híbrido da Pioneer®, marca da Corteva Agriscience, apresenta boa tolerância à estria bacteriana

William Gimenes dos Santos
https://www.corteva.com.br/
Divulgação - Corteva Agriscience

Os produtores de milho da região Sul vêm enfrentando mais um desafio para obter produtividades satisfatórias na lavoura. Devido ao excesso de chuvas, sobretudo por conta do fenômeno climático El Niño, a Safra Verão foi marcada pela estria bacteriana, uma doença causada pela bactéria Xanthomonas vasicola pv vasculorum, e que possui potencial severo de danos ao milho.

“Em um ano com intempéries climáticas na região Sul, os produtores de milho precisam realizar o planejamento da nova safra considerando as questões climáticas, e com isso, buscar a melhor opção em híbridos de milho. Além disso, durante a safra é imprescindível que seja feito o monitoramento e o manejo preventivo da área, uma vez que a estria bacteriana pode comprometer até 60% da área foliar, e ocasionar exaustão do colmo, tombamento e apodrecimento dos grãos”, destaca Ecli Ávila, Líder de Marketing da Pioneer® para Brasil e Paraguai.

A doença está presente com maior severidade no Brasil desde 2016, com maior aparição na Região Sul. Nas safras seguintes, a doença também apresentou focos no Centro-Oeste e no Norte do país. A presença maciça da doença nos três estados do Sul acontece devido ao alto índice pluviométrico e a ausência de dias secos em períodos longos. A infecção do milho ocorre por meio de portas naturais, estômatos, lesões ocasionadas por insetos, doenças foliares, granizo, ventos ou ainda devido ao próprio atrito entre as folhas. A bactéria coloniza o tecido das plantas e em condições de alta umidade a disseminação é acelerada. A irrigação também é outro fator que pode favorecer a propagação da doença. 

Manejo adequado ajuda no controle da doença

Para o manejo da estria bacteriana, os produtores de milho são aconselhados a usar práticas padrão para doenças que possuem bactérias como patógeno, como limpeza e desinfecção de equipamentos para remover quaisquer detritos infectados antes do trânsito em outras lavouras, uso de rotação e destruição de restos culturais para reduzir a quantidade de detritos de milho e a sobrevivência da bactéria, controle de plantas voluntárias na entressafra e de hospedeiras alternativas, como as plantas daninhas.

Híbrido da Pioneer® apresenta bom desempenho para o manejo da estria bacteriana

O plantio de híbridos tolerantes à estria bacteriana é fundamental para o manejo efetivo do patógeno. A Pioneer®, marca da Corteva Agriscience, possui em seu portfólio o P3016VYHR, adaptado para a Região Sul, vem apresentando boa tolerância à doença. O produto possui excelente qualidade de colmo e raízes, que promovem uma integridade maior das plantas na lavoura, mesmo em condições de estresse. Trata-se de um híbrido de ciclo precoce, que apresenta elevado potencial produtivo para grão e silagem, alta resposta ao manejo e boa tolerância também ao Complexo de Enfezamentos e viroses comuns ao milho.

“Com mais de 50 anos no mercado brasileiro, a Pioneer® possui um amplo portfólio que contribui não só para o manejo de doenças, mas também na obtenção de altas produtividades. E, diante de um patógeno de alto potencial como a estria bacteriana, o produtor tem à sua disposição híbridos que podem auxiliá-lo neste desafio”, finaliza Ecli. 

Sobre a Corteva 

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

 


Para mais informações:

InPress Porter Novelli

[email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp