02/04/2024 às 14h33min - Atualizada em 02/04/2024 às 20h06min

Inovação: ISA CTEEP adota drones em 100% das inspeções em torres de transmissão

Tecnologia utilizada em cerca de 35 mil estruturas proporciona diversos benefícios, como aumento de segurança, confiabilidade e eficiência

Rafaella
Divulgação

São Paulo, 2 de abril de 2024 – Em compromisso com a excelência operacional, a ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, acaba de alcançar um marco em sua jornada de transformação digital, com a adoção de drones em 100% das inspeções em torres de transmissão. A tecnologia permite que a atividade – essencial para garantir a integridade do sistema de transmissão e a confiabilidade no fornecimento de energia – seja mais segura, precisa e rápida.

Com o uso dos drones, os operadores já não precisam escalar – nas atividades de inspeção – as cerca de 35 mil estruturas que estão sob a concessão da companhia. Como as tecnologias são equipadas com câmeras de alta resolução, capazes de capturar imagens detalhadas sob a condução de um operador que fica em solo, a inspeção também deixou de ser realizada in loco por meio de anotações escritas para ser feita com o suporte de um aplicativo na Central de Análise de Imagens Digitais (CAID) da companhia. 

Essa digitalização das inspeções em torres de transmissão gerou vários benefícios em relação ao método tradicional, como o aumento de confiabilidade da inspeção, que passa a ter uma rastreabilidade com o registro de imagens que podem ser acessadas a qualquer momento; o aumento de segurança, com a substituição da escalada em torres que possuem de 20 a 100 metros de altura; e o aumento de eficiência, com a redução de 50% do tempo estimado para a tarefa. Nas inspeções em linhas, a empresa busca novas soluções para serem embarcadas nos drones com a finalidade de agregar serviços e avançar na adoção da tecnologia. 

“Para nós, que somos referência em gestão de ativos, essa conquista representa, além do avanço tecnológico, o compromisso da companhia com a segurança dos nossos colaboradores e com a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à sociedade. Ao adotar drones em 100% das inspeções em estruturas, demonstramos a nossa capacidade de inovação e avançamos nos padrões de excelência no setor elétrico”, afirma Gabriela Desirê, diretora-executiva de Operações da ISA CTEEP. 

Transformação digital

Como parte do plano que visa a digitalizar os processos de operação, a ISA CTEEP tem intensificado a adoção de drones nos cinco últimos anos, com investimentos que somam R$ 3 milhões na aquisição de mais de 115 equipamentos, com a finalidade de otimizar a inspeção de ativos, faixas de servidão e subestações e aprimorar o processo construtivo.

Durante a inspeção de faixas de servidão, a tecnologia, por exemplo, aumenta significativamente a precisão sobre a necessidade de podas de árvores próximas às linhas de transmissão, pois permite uma fotografia exata da interferência da alta vegetação nos ativos, o que pode ocasionar desligamento das linhas.

Na construção de linhas de transmissão, a tecnologia é utilizada para o lançamento de cabos, o que reduz a necessidade de supressão de árvores e aprimora a análise de topografia para otimizar os traçados de novas linhas, evitando interferências na vegetação, o que pode agilizar a etapa de licenciamento ambiental.

 

Sobre a ISA CTEEP

Pioneira no desenvolvimento de inovações que contribuem com a transição energética, a ISA CTEEP é formada por mais de 1.600 colaboradores e atua em 18 Estados do Brasil, operando uma rede de transmissão por onde trafegam cerca de 30% de toda a energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo. A companhia está comprometida em contribuir com a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas e promove programas que geram impactos sociais e ambientais positivos (saiba mais). Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

 

Informações para a imprensa 

ISA CTEEP  RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
[email protected].br 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp