01/04/2024 às 17h04min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h07min

Inauguração da Escadaria 14 de Outubro: estilo mosaico em ladrilho

Segunda maior do Brasil retratando a Revolução Farroupilha

Terezinha Tarcitano
Assessoria de Imprensa
No próximo dia 05 de abril será inaugurada a Escadaria 14 de Outubro, de Guaíba (RS), totalmente revitalizada, tornando-se a segunda maior do Brasil. Composta por sete imagens de mosaico em ladrilho, conta a história da Revolução Farroupilha. A ideia partiu do secretário de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba, Ivo Schergl, e a execução ficou por conta da Produtora Rua das Artes, por intermédio dos produtores culturais Wagner Seelig e Simone Schlottfeldt.
O secretário Ivo destaca a relevância internacional da obra devido ao ineditismo: a história retrata fatos históricos do RS a céu aberto. Tem como principal objetivo fomentar o turismo e a cultura, em Guaíba, por meio da “Economia Criativa Limpa” com aparelhos turísticos e culturais. De acordo com Simone Schlottfeldt, a escadaria pode atrair muitos turistas e estudantes com interesse a conhecer de perto a riqueza de detalhes e a grandiosidade da obra, devido ao seu ineditismo.
Durante todo o dia 30/03 haverá atividades, começando pela entrevista coletiva com o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; o secretário Ivo Schergl Jr., e os produtores culturais. Cada um destacará a importância do trabalho de revitalização.
À noite, a Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura promoverá diversos shows. A abertura acontecerá às 19h, com o Grupo Quarteto Coração de Potro. Às 20h30, a ocorrerá a solenidade de entrega do Projeto Escadaria 14 de Outubro e, a partir das 21h, show de encerramento com o grupo “Gaúcho da Fronteira”.
Museus
No topo da Escadaria, é possível visitar dois locais históricos: Museu do Gaúcho (entrada gratuita), que conta a história da Revolução Farroupilha por meio das cidades históricas do estado; e Casa de Gomes Jardim (R$ 10,00),  patrimônio histórico relacionado à Revolução Farroupilha, onde os principais líderes Farrapos planejaram a invasão de Porto Alegre. Além disso, lá também está localizado o Cipreste Farroupilha, monumento natural localizado na Praça Gomes Jardim, símbolo histórico da região, presente no hino, no brasão e na cultura local. Estima-se que o cipreste tenha mais de 300 anos.
História
A Escadaria 14 de Outubro, cujo nome homenageia a fundação da cidade, datada em 14 de outubro de 1926, está localizada em frente ao Pier de Guaíba e oferece ampla visão para o Lago Guaíba e a Ilha das Pedras Brancas. A escadaria foi construída no lugar da antiga Lomba do Inferno, uma rua muito íngreme que existia no local. E, para facilitar a visita, está à disposição o Catamarã CatSul, que sai de Porto Alegre e atraca no terminal Guaíba, há duas quadras da escadaria.
Este trabalho integra o projeto Rua das Artes, que tem como objetivo revitalizar espaços urbanos por meio de ações de arquitetura, construção e modernização. Essa iniciativa visa a transformar a escadaria em um ponto de destaque cultural e turístico. A inauguração acontecerá em 29 de março.
Artista
O artista plástico que está executando o trabalho de mosaico na Escadaria 14 de Outubro é o porto-alegrense Léo Filho, que prioriza a natureza como inspiração para a sua arte. Para ele, participar deste projeto de revitalização da Escadaria é uma honra: “é visitar e reforçar os ideais e os valores da nossa cultura do pampa que abraça os povos do Sul da América”.
Mais informações sobre o projeto Rua das Artes: (51) 9968-23139.
Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa

(51) 99929-4575
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp