01/04/2024 às 08h47min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h06min

Coopeguanacaste e Corning Impulsionam a Conectividade na Costa Rica

Por meio da infraestrutura óptica construída com as soluções da Corning, cooperativa reduziu a exclusão digital em comunidades mais remotas e conectou a população a um mundo de possibilidades

Redação
https://www.corning.com/fiber-to-the-premise/cala/pt/home/knowledge-center/coopeguanacaste-case-study.html?utm_source=PR&utm_medium=PR&utm_content=2023-coopeguanacaste-case-study&utm_campaign=cn-fttx
Divulgação

Com praias visadas pelos turistas, florestas tropicais deslumbrantes e uma variedade de montanhas vulcânicas, a região da província de Guanacaste, ao norte da Costa Rica, é há muito tempo uma das favoritas de visitantes de todo o mundo que buscam períodos de descanso e lazer na América Central.

Para dar conta do desafio de prover internet de qualidade, confiável e de alta velocidade, a Coopeguanacaste – cooperativa local de produção de eletricidade fundada há quase 60 anos, assumiu o desafio de impulsionar a comunidade, fornecendo internet de alta velocidade baseado em fibra. Com este projeto, a cooperativa teve não só a oportunidade de investir na comunidade e trazer a esta melhorias significativas, como também expandir seus serviços para o mercado de telecomunicações, passando a atuar em um mercado com infinitas possibilidades.

O projeto da Coopeguanacaste para levar internet para a província foi realizado em três etapas. Inicialmente, a área de cobertura foi limitada às três principais cidades da região – Filadélfia, Nicoya e Santa Cruz. Rapidamente, a cooperativa expandiu a rede ao longo da zona costeira. Depois que as operações estavam devidamente implementadas e gerando receita, o estágio três, o mais desafiador de todos, começou. Esta etapa focou em conectar áreas remotas dentro da região de selva, que ainda não haviam sido consideradas comercialmente viáveis por outros prestadores de serviços devido à sua baixa densidade populacional; cobertura das 80.000 residências dentro do programa original de eletricidade da cooperativa; e implantação de uma rede que alcançasse os espaços públicos adicionais, tais como escolas e residências, para além dos limites do programa.

Nos estágios iniciais do projeto, a Coopeguanacaste escolheu uma solução de emenda por fusão óptica que integrava vários componentes da Corning, incluindo cabos ADSS e Figura-8. No entanto, dada a extrema dificuldade de construção de uma rede de mais de 10.000 quilômetros quadrados em um território remoto de floresta tropical a cooperativa optou pela solução pré-conectorizada da Corning, que inclui os terminais UCAO (8 e 16 portas), terminais multiportas (1:8) e jumpers e drops ROC OptiTap®, uma opção mais rápida, fácil, com menores custos de mão de obra e fácil manutenção.

“Com a Corning tão conhecida e confiável por fornecer produtos inovadores e de alta qualidade, foi fácil obter aprovações internas para usar suas soluções pré-conectorizadas”, afirma Gerson Alvarado, Chefe de Operações do Departamento de Telecomunicações da Coopeguanacaste. Mesmo focando apenas nos custos de materiais da Corning em comparação com outra solução que estávamos considerando, os resultados foram positivos. E quando consideramos tempo e mão de obra, determinamos que a solução da Corning era a certa para nós”, declara.

Por meio da infraestrutura construída com as soluções da Corning, a Coopeguanacaste reduziu a exclusão digital, mesmo nas comunidades mais remotas, ajudando a conectar os seus membros a um mundo de possibilidades. Agora, essa parcela da população pode estudar, pesquisar, comprar e criar negócios para expandir a economia local, benefícios que só são possíveis com acesso confiável à Internet de alta velocidade.

Para Gerson Alvarado, trabalhar com a equipe da Corning, seus produtos pré-conectorizados e sua arquitetura PON foi algo inestimável. “Conseguimos concluir três trabalhos no tempo que normalmente levaríamos para fazer apenas um. Como conseguimos implementar muito mais rápido, conseguimos adquirir novos clientes meses antes de nossos concorrentes entrarem em operação”, explica.

Para outras empresas ou comunidades que enfrentam o mesmo desafio, Gerson Alvarado recomenda o investimento em infraestrutura de telecomunicações como uma a opção viável para quem busca ter sucesso na missão – desde que encontre um parceiro confiável, que atenda as suas necessidades. “Trabalhar com uma empresa líder de mercado, com profunda experiência, longevidade e soluções comprovadas e de alta qualidade é essencial. O apoio da Corning durante todo o processo foi inestimável. Eles trabalharam em estreita colaboração conosco em cada etapa do processo, ajudando a garantir nosso sucesso”, conclui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp