01/04/2024 às 15h48min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h06min

Como os serviços gerenciados mudam o jogo da eficiência nas instituições financeiras

Por Vitor Borges, Diretor de Serviços Sênior Brasil da Diebold Nixdorf

Diebold Nixdorf
Diebold Nixdorf

As instituições financeiras terão que enfrentar desafios importantes durante os próximos meses globalmente. A desaceleração da economia mundial, por exemplo, não irá facilitar a geração de receita e o controle dos custos. A indústria ainda poderá ser impactada por fatores como taxas de juros mais altas, regulamentações mais assertivas, mudanças climáticas e tensões geopolíticas. Influências nos modelos de negócios também serão mais sentidas a partir do desenvolvimento de novas tecnologias e tendências focadas em ajudar no atendimento às necessidades dos clientes, que precisarão ser adotadas pelas empresas que quiserem se manter competitivas. 

Diante deste cenário, será necessário atuar com convicção e muito mais agilidade para prosperar. E isso envolverá seguir investindo na modernização das organizações para mitigar novos riscos, enquanto aproveitam oportunidades de crescimento. Manter o foco na gestão de gastos e na aceleração da transformação tecnológica será mais importante do que nunca, para oferecer excelentes oferta aos clientes e planejar o futuro. 

Um importante caminho para colocar isso em prática está na adoção de serviços gerenciados. Estimativas indicam que em 2027 o mercado global desses serviços chegará a US$ 1,4 trilhão. A cifra é clara: as companhias estão confiando cada vez mais nos serviços gerenciados como uma ferramenta essencial em sua estratégia e execução de negócios, para permitir uma prática muito mais centrada no cliente, rápida e econômica. 

Os serviços gerenciados para o mercado financeiro significam a ampliação do valor agregado para todos os componentes da operação. A partir de sua implementação, é possível eliminar a complexidade para transformar as operações com mais performance e inovação. Colaboradores passam a trabalhar em funções mais estratégicas, concentrando-se no que irá elevar o crescimento da empresa, fortalecendo a vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais complexo.  

Com os serviços gerenciados, as organizações não precisam investir diretamente na construção e manutenção de infraestrutura, software, ferramentas e outros recursos, que não fazem parte da essência básica de sua atividade. Ao escolher uma abordagem de serviços gerenciados, as instituições financeiras definem o resultado que desejam alcançar e deixam para parceiros a adequação do ambiente tecnológico para chegar aos objetivos traçados. No entanto, vale ressaltar que esse movimento não se trata apenas de adotar tecnologia, mas sim de repensar fundamentalmente a maneira como operam e interagem com o negócio.  

A inovação não se torna apenas mais rápida com esta medida, mas também muito mais inteligente, pois a companhia passa a ter acesso seguro, facilitado e mais econômico a tecnologias voltadas para automação e análise de dados, por exemplo, de forma escalável. Assim, pode obter insights robustos e altamente valiosos para definir e executar melhor e mais rapidamente sua estratégia de inovação. 

Nos caixas eletrônicos, por exemplo, viabilizar um modelo operacional mais ágil, que aumente a eficiência de custos, a disponibilidade do terminal, a gestão dos dados gerados ou trafegados nele, e a satisfação do cliente são importantes para que as interações no autoatendimento sejam elevadas. Os serviços gerenciados permitem que os aspectos de TI, como manutenção de servidores, atualizações de software e suporte técnico dos caixas eletrônicos sejam cuidados por especialistas.  

Com as obrigações da indústria e regulatórias em constante mudança, garantir a conformidade está se tornando cada vez mais desafiador. Os projetos de serviços gerenciados seguem uma abordagem holística e eliminam silos, reunindo a tecnologia mais avançada e os melhores especialistas para que esse desafio também seja superado. Dessa forma, é possível garantir que a segurança, a gestão de riscos, a eficiência e a conformidade estejam no cerne de qualquer projeto de transformação. 

A jornada de adoção dos serviços gerenciados pode ser bastante única para cada instituição, mas há alguns pontos que todas possuem em comum: elas precisam remodelar sua atuação, inovar e crescer com muita rapidez. Os serviços gerenciados efetivamente mudam o jogo no mercado financeiro para operações muito mais eficientes.  À medida que as corporações financeiras abraçam a modalidade, abrem portas para uma transformação sustentável. Com uma abordagem estratégica e colaborativa, podem enfrentar os desafios do presente enquanto moldam um futuro mais resiliente e próspero para o setor.  

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp