28/03/2024 às 01h19min - Atualizada em 29/03/2024 às 16h19min

VIII Jornada sobre Autismo da SBPSP

Encontro trará atualizações sobre o transtorno do espectro autista (TEA), como a interface com estudos neurocientíficos e novos estudos acerca da integração corpo e psiquismo

Helena Castello Branco
https://helenacastellobranco.com/
SBPSP
A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) promove em 13 de abril a VIII Jornada Sobre Autismo da SBPSP - Atualizações em Autismo, voltada para profissionais e graduandos nas áreas de Saúde e Educação. Essa edição contará com a participação do médico italiano Filippo Muratori, especialista em neuropsiquiatria e psiquiatria infantil, que fará uma apresentação on-line.

Em pauta, diversas atualizações sobre autismo, em conversas com os profissionais mais destacados nessa atuação no Brasil. O evento trará palestras de psicanalistas da SBPSP representantes do Grupo PRISMA de Psicanálise e Autismo (GPPA) discorrendo sobre "Contribuições para a clínica de autismo", "Na trilha do arcaico: introduzindo o prisma psicanalítico", "Revisitando a clínica do autismo" e "Atualizações em autismo". Os painéis serão conduzidos por Alicia Beatriz Dorado de Lisondo e Fátima Maria Vieira Batistelli, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Thereza de Barros França, Regina Elisabeth Lordello Coimbra e Maria Lúcia Gomes de Amorim, respectivamente.

“Durante a Jornada atualizaremos os presentes sobre as mais recentes práticas que envolvem a psicanálise no atendimento a pessoas com autismo, como a interface com estudos neurocientíficos, avanços na possibilidade de intervenção oportuna desde muito cedo a partir da atenção ao desenvolvimento integrado do bebê em suas relações iniciais, novos estudos acerca da integração corpo e psiquismo no autismo desde as relações mais arcaicas, instrumentos de acesso ao sofrimento psíquico na clínica do autismo e maneiras de acompanhar o desenvolvimento de indivíduos em atendimento, considerando nuances, aspectos incipientes e singulares emergentes no contato psicanalítico.  Assim, teremos a oportunidade de discutir ao vivo com o público, estudantes, profissionais interessados no tema e protagonistas nessa prática em vários dispositivos de saúde em nosso meio, o que há de mais inovador sobre TEA”, afirma a psicanalista Mariângela Mendes de Almeida, da SBPSP e GPPA, grupo organizador do evento. “Além disso, teremos o prazer de ouvir sobre as mais recentes pesquisas do Dr. Muratori, reconhecido especialista no tema”, conclui.

O evento terá formato híbrido, com a possibilidade de participação presencial na sede da SBPSP (Vila Olímpia, São Paulo) ou on-line. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sbpsp.org.br a partir de R$ 90,00, para membros filiados, estudantes, profissionais e parceiros.


Serviço
VIII Jornada sobre Autismo da SBPSP - Atualizações em Autismo

13 de abril, das 9h às 12h
Local: Auditório SBPSP - Av. Doutor Cardoso de Melo, 1450 - 1º andar, Vila Olímpia, São Paulo, com transmissão on-line pela plataforma Zoom
Inscrições pelo site
www.sbpsp.org.br (clique aqui)
Mais informações:
[email protected]



Sobre a SBPSP

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP, desde 1951, é filiada à International Psychoanalytical Association - IPA (fundada por Sigmund Freud), e tem o propósito de promover o desenvolvimento da Psicanálise, propiciando um ambiente fértil e vivo de aprendizado e de interlocução entre seus membros e com outros campos do conhecimento e da cultura. Conta com 532 membros efetivos e associados e 371 membros filiados vinculados ao Instituto Durval Marcondes, braço encarregado da formação de novos psicanalistas. Seus membros têm participação ativa no cenário nacional e internacional da Psicanálise e na vida associativa também por meio da Federação Brasileira de Psicanálise - FEBRAPSI e da Federação Psicanalítica da América Latina - FEPAL.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp