28/03/2024 às 14h10min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h09min

Odontopediatra dá dicas de cuidados com a saúde bucal durante a Páscoa

Excesso de chocolate e falta de cuidados adequados podem prejudicar os dentes das crianças

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva
Com a chegada da Páscoa, muitas famílias se preparam para presentear as crianças com doces e chocolates, mas é importante estar ciente dos possíveis impactos na saúde bucal dos pequenos. A odontopediatra Ilana Marques, da clínica IGM Odontopediatria, alerta que o consumo excessivo desses alimentos pode levar ao surgimento de cáries, se não forem tomados os devidos cuidados.

Ilana enfatiza a importância de incentivar a ingestão de alimentos neutralizadores após consumir chocolates, antes da escovação dos dentes, para evitar que o ácido presente no chocolate seja esfregado nos dentes, agravando a situação. Além disso, sugere optar por chocolates com maior teor de cacau e formatos mais simples, evitando aqueles com recheios muito açucarados, que podem aderir aos dentes e aumentar o risco de cáries.

A especialista destaca ainda a importância de consumir alimentos protetores, como castanhas, queijos e pipoca de sal, após ingerir alimentos prejudiciais, como o chocolate. 

Confira algumas dicas da odontopediatra para proteger a saúde bucal das crianças durante a Páscoa:

    1.    Estabelecer limites claros para o consumo de doces, pois o açúcar é um dos principais causadores de cáries.
    2.    Optar por chocolates com maior teor de cacau e menos açúcar.
    3.    Incentivar a escovação e uso do fio dental após o consumo de alimentos protetores, e não imediatamente após consumir os doces.
    4.    Agendar consultas regulares com o dentista para monitorar e tratar a saúde bucal das crianças.
    5.    Promover uma alimentação saudável em casa e ensinar sobre os efeitos nocivos do excesso de açúcar na saúde bucal e geral.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp