28/03/2024 às 11h33min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h07min

Vazamentos em Piscinas: Um Problema Crescente e Suas Soluções

A Importância de Prevenir Vazamentos em Piscinas

Wilson Pacheco
https://cacavazamentohm.com.br/
canva

Nos últimos anos, o aumento na incidência de vazamentos em piscinas tem se tornado um problema significativo para proprietários residenciais e comerciais. A preocupação não se limita apenas ao desperdício de água, mas também engloba os custos elevados com manutenção, uma conta de água alta e possíveis danos estruturais que podem comprometer a integridade da piscina e, por consequência, da propriedade como um todo.

Um dos desafios na detecção de vazamentos em piscinas reside na natureza muitas vezes oculta desses problemas. Vazamentos podem ocorrer em diversos pontos da estrutura, incluindo tubulações, sistemas de filtragem, e na própria superfície da piscina, sejam eles de alvenaria, vinil ou fibra​​​​​​.

Para auxiliar na detecção desses vazamentos ocultos, especialistas recomendam a realização de testes específicos, como o teste de estanqueidade, que visa identificar a presença de fissuras ou rachaduras por onde a água possa estar escapando. Outro método comum é o teste do balde, que, apesar de simples, pode oferecer indícios preliminares de um vazamento ao comparar o nível de água na piscina com o nível de água dentro de um balde colocado na borda da piscina​​​​.

Wilson Pacheco, técnico especialista em caça vazamentos em piscinas da HM Vazamentos, destaca a importância de se atentar aos sinais de vazamentos, como a redução inexplicada no nível da água e áreas úmidas ao redor da piscina. "É crucial agir rapidamente assim que um vazamento é suspeitado. Quanto mais cedo o problema for identificado e reparado, menores serão os custos e danos associados", explica Pacheco.

Entre as soluções para vazamentos identificados, a aplicação de resinas especiais e impermeabilizantes figura como uma das mais eficazes, podendo selar fissuras sem a necessidade de obras extensas. Em casos mais complexos, a substituição de partes do sistema de filtragem ou tubulações pode ser necessária​​​​.

A manutenção preventiva surge como um ponto chave para minimizar riscos futuros. A realização periódica de inspeções profissionais, o uso de coberturas térmicas para reduzir a evaporação e a aplicação regular de impermeabilizantes podem prolongar a vida útil da piscina e garantir sua segurança e eficiência​​.

Este crescente desafio destaca a necessidade de maior conscientização sobre a importância da manutenção e vigilância constantes das piscinas, visando não apenas a economia de recursos, mas também a preservação da segurança e do bem-estar dos usuários.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp