28/03/2024 às 16h24min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h03min

PPG promove webinar para impulsionar discussão sobre liderança feminina

PPG promove webinar para impulsionar discussão sobre liderança feminina

Karol Jorge de Almeida
PPG

São Paulo, 28 de março de 2024 – A PPG (NYSE: PPG), fabricante global de tintas, revestimentos e materiais especiais, promoveu, no último dia 18 de março, o painel em formato de webinar Inspirando inclusão: mulheres excepcionais na indústria, para discutir desafios, conquistas e explorar formas de promover uma cultura corporativa mais inclusiva para as mulheres na indústria.

 

O evento contou com a participação de Marizeth Carvalho, gerente-geral da PPG para a América do Sul; Elaine Matos, diretora de Vendas da Dow; Luciane Sartori, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Randocorp, e Elisangela Matos, executiva de Sustentabilidade da Ardagh. Durante o encontro, foram discutidos temas como carreira, equidade, desafios e inclusão.

 

As participantes discutiram questões relacionadas a como promover a diversidade e a inclusão em suas empresas, qual é o papel das mentorias em suas próprias trajetórias e como os modelos femininos de liderança são importantes para as mulheres em início de carreira.

 

"Falar de diversidade e inclusão é falar de uma jornada, tanto da empresa quanto também pessoal. Tem gente mais adiante na trilha e tem gente que está começando", comenta Elisangela Matos. “Temos de nos posicionar muito no sentido de ajudar os colegas quando há algum desvio, algo não bacana, trazer para uma conversa, com muito respeito pois cada um está num momento e são temas às vezes difíceis", completa a executiva, que também atua como mentora em programas de apoio, particularmente aqueles relacionados a etnia e gênero.

 

Sobre os modelos de liderança feminina, Elaine Matos compartilhou as dificuldades no início de sua carreira, sendo muitas vezes a única mulher negra no ambiente de trabalho e nem sempre com um modelo no qual se inspirar. "Quando a gente não tem um role model que a gente possa olhar para frente e nele se inspirar, é muito mais difícil e é um exercício de bastante autoestima. Foram os mentores que me apoiaram e deram aquele empurrão”, comenta. A executiva falou sobre os desafios e barreiras culturais que enfrentou quando viveu por dois anos em um país asiático e como uma liderança feminina forte faz a diferença.

 

A partir dessas reflexões, surgiu como tema a necessidade de respeito, diálogo e ações para promover uma cultura organizacional mais inclusiva e diversificada. Um dos pontos mais ressaltados pelas executivas foi a importância dos treinamentos e a necessidade de eliminar vieses inconscientes no processo de seleção de candidatos.

 

Luciene Sartori pontuou como essas abordagens práticas têm sido eficazes para evitar a exclusão de profissionais qualificadas e promover a diversidade nas empresas. “Quando você estiver fazendo a seleção de pessoas, deixe de lado as questões iniciais de gênero, raça, idade; esqueça essas características e olhe efetivamente as competências das pessoas. Quais são as competências técnicas, comportamentais, experiências que elas têm e o que isso vai trazer para aquela vaga que está selecionando."

 

Ao longo de toda a conversa, Marizeth Carvalho, a primeira mulher a assumir a maior cadeira de liderança da região na PPG, destacou a importância das mentorias em sua trajetória e enfatizou o quanto o autoconhecimento e a autodeterminação foram essenciais em sua carreira. “Descobrir e fortalecer a sua identidade, mantendo sua essência é a base. Ter claro o que você quer para si mesma, como quer ser vista. Esse é o seu alicerce.” Quanto aos aliados do sexo masculino, Marizeth ressalta também a importância deles nesse processo. “Estejam conosco, não vamos virar a consciência das pessoas de um dia para outro, mas, se vocês estiverem conosco, será muito mais fácil. Coloquem-se em nosso lugar e nos ajudem a traduzir isso para os demais.”

 

Todo o conteúdo discutido no webinar pode ser acessado no YouTube.

 

 

PPG: NÓS PROTEGEMOS E EMBELEZAMOS O MUNDO®

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado há mais de 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 18.2 bilhões em 2023. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil.

O logotipo da PPG e o We protect and beautify the world são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.

PPG HydroReset é uma trademark e Sigmaglide é uma registered trademark da PPG Coatings Nederland B.V.

 

 

Informações à imprensa: PPG I Ketchum Brasil

Marina Lourenção: (11) 98644-3647 | [email protected]

Christiano Bianco: (11) 5090-8902 | [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp