28/03/2024 às 01h33min - Atualizada em 28/03/2024 às 01h33min

Repelentes corporais ajudam a afastar o mosquito da Dengue?

Neste período de alta transmissão da dengue, os repelentes podem ser grandes aliados na prevenção da doença. De acordo com a A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Anvisa, porém, para garantir a eficácia contra o mosquito da dengue, o repelente deve conter uma das seguintes substâncias: Icaridina 20-25% – duração de dez horas; DEET 10-15% – duração de seis a oito horas; IR3535 – duração de até quatro horas. 
“Já os repelentes naturais, como a citronela, por exemplo, não funcionam no combate ao Aedes aegypti, assim como os alimentos e bebidas que circulam pela Internet”, enfatiza Dra. Michelle Zicker, infectologista do São Cristóvão Saúde. “Não existe receita caseira, tem que usar um repelente adequado e cuidar para não deixar acumular água na residência, para assim, prevenir o aparecimento de novos mosquitos”, destaca a especialista.
Modo de uso
De acordo com Dra. Michelle, a aplicação deve ser feita nas áreas expostas do corpo, especialmente nas pernas e, dependendo do tempo de proteção oferecido pelo repelente e a transpiração da pele, o produto deve ser reaplicado rigorosamente. A infectologista destaca ainda que é necessário estar atento a idade do indivíduo que utilizará o produto e a concentração dos princípios ativos. “Para bebês, crianças e gestantes, é recomendado que o uso de repelentes seja feito sob orientação médica”, complementa.  
Para reforçar a proteção, vale fazer uso de roupas longas, principalmente nos horários de maior incidência do mosquito, que diferentemente dos pernilongos comuns, atacam mais durante o dia, especialmente pela manhã. “A instalação de telas nas portas e janelas e o uso de mosquiteiros para controlar a entrada do mosquito em residências e outros espaços fechados também contribuem para a proteção contra a dengue”, finaliza Dra. Michelle Zicker. 
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 23 mil vidas do Plano Odontológico.  
O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp