27/03/2024 às 09h43min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h01min

O pipeline de pesquisa para tratamento de HIV da Gilead tem objetivo de atender necessidades não atendidas e promover a saúde pública

– Novos Dados Clínicos Positivos Demonstram Impulso nas Estratégias Experimentais de Administração Uma Vez por Dia, Uma Vez por Semana e Duas Vezes por Ano – – Os Principais Achados de Estudos que Avaliam Futuros Regimes Combinados de Ação Prolongada Afirmam o Compromisso com a Inovação Biomédica Contínua –

Luisa Roque
Designed by Freepik

FOSTER CITY, Califórnia – A Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) anunciou a apresentação de dados importantes que destacam a amplitude do seu pipeline de pesquisa para o tratamento de HIV. Os resultados mais recentes exploram os resultados clínicos de um estudo que avaliou um regime experimental de combinação de bictegravir e lenacapavir, novos achados de um estudo que avaliou a combinação experimental de lenacapavir com anticorpos amplamente neutralizantes (bNAbs) e novos dados de prova de conceito sobre GS-1720, um novo inibidor de transferência da cadeia da integrase (INSTI) administrado uma vez por semana. Os dados apresentados na 31a Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI) demonstram o compromisso da Gilead em promover a próxima onda de inovações biomédicas em HIV para atender às necessidades não atendidas das pessoas com o vírus e ajudar a acabar com a epidemia em todo o mundo.
 

“Os últimos achados em nosso pipeline de HIV mostram o potencial de vários candidatos para ajudar a transformar o tratamento do HIV”, disse o Dr. Jared Baeten, PhD, Vice-Presidente de Desenvolvimento Clínico em HIV da Gilead Sciences. “Explorar uma ampla gama de agentes com diferentes frequências de dosagem e métodos de administração é um aspecto fundamental do programa de investigação e desenvolvimento da Gilead. Ao trabalhar para fornecer mais opções que visam aumentar a adesão, podemos ajudar mais indivíduos a alcançar a supressão viral sustentada e contribuir na redução do conjunto de vírus transmissíveis em nível da população.”
 

Combinação Oral de Bictegravir e Lenacapavir Administrada Uma Vez por Dia

O ARTISTRY-1 (NCT05502341) é um estudo multicêntrico de fase 2/3, aberto, em andamento, que está sendo conduzido para comparar a combinação experimental administrada uma vez por dia de bictegravir, um inibidor de transferência da cadeia da integrase, e lenacapavir, um inibidor de capsídeo de primeira classe, versus terapia atual em pessoas com HIV que apresentam supressão virológica em regimes complexos. Estima-se que até 10% das pessoas com HIV seguem um regime de tratamento complexo, definido como 2 ou mais comprimidos por dia. Embora os regimes de comprimido único para o HIV estejam disponíveis há mais de uma década, alguns indivíduos não podem tomar a opção de comprimido único, embora estudos tenham encontrado uma maior adesão às opções de um comprimido, uma vez por dia.
 

Nos novos dados de fase 2,128 participantes em um regime basal estável por seis ou mais meses antes da triagem foram alocados aleatoriamente em uma proporção de 2:2:1 para receber uma vez por dia, por via oral, 75 mg de bictegravir + 25 mg de lenacapavir (n=51), bictegravir 75 mg + lenacapavir 50 mg (n=52) ou continuar o seu atual regime de base estável (n=25). O desfecho primário foi a proporção de pacientes sem supressão virológica (carga viral do HIV ≥50 cópias/mL de acordo com o Snapshot da FDA) na Semana 24. Os principais desfechos secundários incluíram a proporção de participantes com supressão virológica (carga viral do HIV ≤50 cópias/mL por Snapshot da FDA) e a proporção de participantes com eventos adversos emergentes do tratamento (EAETs).
 

Os resultados mostraram que todos os três grupos de tratamento apresentaram supressão virológica robusta aos seis meses, com cargas virais consistentemente baixas ao longo do estudo. Nenhum dos participantes do grupo de dose mais baixa de lenacapavir ou do grupo de regime basal estável apresentou recuperação da carga viral (≥50 cópias/mL) até a semana 24. No grupo de dose mais elevada de lenacapavir, apenas um participante teve um aumento de carga viral acima do limite, que foi posteriormente suprimido sem alteração do regime. Além disso, ambos os regimes de bictegravir + lenacapavir exibiram perfis de segurança favoráveis com taxas semelhantes de EAETs. Até a semana 24, os EAETs mais comuns nesses grupos foram diarreia (7%), COVID19 (6%) e constipação (5%). Os EAETs relacionados ao medicamento que levaram à descontinuação foram relatados em 2% dos participantes que receberam bictegravir 75 mg + lenacapavir 50 mg, 2% que receberam bictegravir 75 mg + lenacapavir 25 mg e nenhum no grupo do regime basal estável.

Os achados ajudam a apoiar o perfil de eficácia e segurança da mudança de indivíduos com HIV em regimes complexos para uma combinação potencialmente menos complexa de bictegravir e lenacapavir. Esta combinação experimental está sendo avaliada posteriormente como um regime de comprimido único na fase 3 do estudo ARTISTRY-1.
 

Dosagem Duas Vezes por Ano com Lenacapavir e bNAbs 

Em um estudo recente de Fase 1b publicado no The Lancet HIV, a combinação experimental de lenacapavir + teropavimabe (GS-5423, TAB) + zinlirvimabe (GS-2872, ZAB) demonstrou alta eficácia e manteve a supressão virológica por seis meses com dosagem duas vezes por ano. Para acompanhar o potencial desta combinação de ação prolongada, foi adicionada uma coorte adicional ao estudo de Fase 1B para avaliar o regime numa população expandida de adultos com HIV com supressão virológica em tratamento com ARV durante 18 meses ou mais, com elevado nível de sensibilidade a ou bNAb, mas não ambos, para determinar se a sensibilidade a qualquer um dos bNAb impacta o perfil de segurança ou eficácia desta abordagem de combinação experimental.

As doses de TAB e ZAB foram baseadas no peso. Todos os participantes receberam lenacapavir (927 mg por via subcutânea após carga oral) + TAB (30 mg/kg por via intravenosa [IV]) e foram alocados aleatoriamente em uma proporção de 1:1 para receber duas doses diferentes de ZAB (Grupo 1, 10 mg/kg IV; Grupo 2, 30 mg/kg IV). Onze participantes foram randomizados e tratados (Grupo 1, n=5; Grupo 2, n=6). A faixa etária foi de 28 a 63 anos; 3/11 eram mulheres; 11/04 eram negros; e contagem mediana de CD4 foi de 916 células/µL. Aos seis meses, a combinação experimental de ação prolongada de lenacapavir + TAB + ZAB foi bem tolerada, teve um perfil de segurança favorável e manteve a supressão virológica (carga viral do HIV ≤50 cópias/mL) em 8/10 dos participantes. Além disso, cada um dos seis participantes do grupo de dose mais elevada de ZAB manteve a supressão virológica aos seis meses, mostrando o potencial deste regime experimental de tratamento de ação prolongada com dosagem duas vezes por ano.

Dos dois participantes que apresentaram recuperação virológica, um foi diagnosticado com COVID-19 aguda no momento da recuperação e outro recuperou na semana 26. Ambos tinham RNA do HIV abaixo de 100 cópias na semana 26. Além disso, um participante reiniciou a terapia antirretroviral basal devido a uma violação do protocolo e foi excluído da análise de eficácia. Os resultados de segurança foram semelhantes entre os dois grupos e nenhum EA levou à descontinuação do medicamento em estudo. Houve um caso de evento adverso grave, que envolveu uma infecção de tecidos moles não relacionada ao tratamento do estudo.

A combinação experimental de lenacapavir + TAB + ZAB avançou para um estudo de fase 2 (NCT05729568). Avaliando a combinação em pessoas com HIV com supressão virológica, o estudo avaliará a segurança e eficácia do regime em participantes com supressão virológica seguidos longitudinalmente para doses múltiplas do regime do estudo.

Um estudo observacional adicional do registo PRESTIGIO investigou a susceptibilidade aos bNAbs TAB e ZAB em indivíduos com HIV multirresistente (MDR), que eram resistentes a quatro classes de medicamentos e podem ter opções limitadas. Em aproximadamente 40% dos participantes, o vírus era suscetível a TAB e ZAB, indicando que certos indivíduos que vivem com HIV multirresistente podem ser candidatos adequados para futuros ensaios que investiguem regimes de ação prolongada contendo TAB e ZAB.
 

Administração de Ação Prolongada Uma Vez por Semana 

Novos dados clínicos apresentados em uma apresentação oral de última hora na CROI demonstram a primeira prova de conceito de que um inibidor de transferência da cadeia da integrase (INSTI) tem um perfil farmacocinético adequado para um intervalo de dosagem semanal. O GS-1720 é um INSTI seletivo que está sendo avaliado como um novo agente antirretroviral experimental, de uso semanal, em combinação com agentes de ação prolongada, com o objetivo de fornecer às pessoas com HIV novas opções de ação prolongada.
 

O ensaio aberto de fase 1b em andamento está sendo conduzido em participantes com HIV que nunca foram tratados ou virêmicos e que não receberam terapia antirretroviral durante pelo menos 12 semanas. Vinte e oito pessoas com HIV foram distribuídas aleatoriamente para receber doses de GS-1720 (30, 150, 450 ou 900 mg) no Dia 1 e no Dia 2 e seguidas durante 10 dias. O desfecho primário foi a redução máxima do RNA do HIV1 no plasma até o dia 11 pós-dose. Os resultados foram apresentados para cada uma das quatro coortes de tratamento.
 

O GS-1720 demonstrou atividade antiviral potencial nos participantes com doses acima de 150 mg em comparação com o valor basal. O GS-1720 foi geralmente bem tolerado. Nenhum participante apresentou quaisquer EAs graves, EAETs de Grau 3 ou superior, ou EAs relacionados ao medicamento em estudo.

Nenhuma resistência a INSTI emergente do tratamento foi observada no Dia 11 para as coortes de 450 mg e 150 mg; os testes de resistência estão em andamento para as outras coortes de doses. Esses achados apoiam a avaliação clínica contínua do GS-1720 como parte de uma potencial nova opção de tratamento oral para o HIV, uma vez por semana. 

O objetivo da Gilead é descobrir e desenvolver medicamentos inovadores para o HIV. Acreditamos que a próxima onda de inovação em HIV inclui opções de ação prolongada que visam ajudar a atender às necessidades e preferências diferenciadas da diversificada gama de indivíduos e comunidades afetadas pela epidemia. A opcionalidade é fundamental para aqueles que não conseguem aderir aos regimes atuais e para ajudar as pessoas com HIV, independentemente de onde se encontrem no continuum de cuidados, a melhorar os seus resultados individuais e a promover a saúde pública.
 

Teropavimabe (GS-5423, TAB), zinlirvimabe (GS-2872, ZAB) e GS-1720 são compostos experimentais e não são aprovados pela Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA ou por qualquer outra autoridade reguladora para qualquer uso. O uso destes compostos isoladamente ou em combinação com lenacapavir é experimental. Sua segurança e eficácia são desconhecidas.

Bictgravir e lenacapavir em combinação são experimentais e não foram aprovados em nenhum lugar do mundo. Sua segurança e eficácia ainda não foram estabelecidas. 

O lenacapavir, comercializado como Sunlenca®, está aprovado na Austrália, Canadá, União Europeia, Israel, Japão, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos para o tratamento de pessoas com HIV multirresistente em combinação com outro(s) antirretroviral(is). 
 

Não há, atualmente, cura para o HIV ou AIDS. 
  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp