27/03/2024 às 10h08min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h01min

Alunas e docentes da Faculdade Senac de Gastronomia lançam e-book gratuito sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC)

Publicação, resultado de um trabalho acadêmico, traz sugestões de receitas nutritivas e saborosas

Rodrigo Cupertino da Silva
Assessoria de Comunicação
Divulgação Senac
Com o objetivo de incentivar uma alimentação saudável entre as crianças, utilizando alimentos fáceis de encontrar, muitas vezes sem custo e até desconhecidos, alunas e docentes da Faculdade Senac de Gastronomia elaboraram o e-book Chefinhos PANC - Receitas saudáveis e práticas para crianças.  

A publicação foi desenvolvida ao longo de 2023 como atividade do Projeto de Extensão “Chefinhos PANC: oficinas culinárias com Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) e atividades lúdicas para promoção da alimentação saudável no ambiente escolar. O conteúdo é composto pelas receitas usadas nas atividades com 75 alunos em duas escolas de Belo Horizonte: Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola e Escola Estadual Afonso Pena. 

Para a orientadora do projeto de extensão, a docente Aline Elizabeth da Silva, esse e-book é fruto de um trabalho em conjunto para estimular as crianças a consumirem alimentos mais nutritivos. “Trouxemos uma linguagem criativa toda desenvolvida pela equipe que, ao longo dos meses de vigência do projeto, elaborou colagens/ilustrações para narrar as receitas visando torná-las atrativas e personalizadas, buscando o lúdico como forma de aproximar a pesquisa do público-alvo, dialogando efetivamente com as crianças”, destaca a orientadora.  

Além de Aline Elizabeth, atuaram na elaboração da publicação a docente Carolina Figueira (coorientadora do projeto de extensão), a pesquisadora e gastróloga Brenda Rios, e as alunas do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia Hemily da Silva Barroso, Laura Moreira da Silva Souza e Taynah Coelho Reis.  

“Participar dessa atividade foi incrível. Estar envolvida desde a pesquisa até a elaboração deste material educativo, do zero, me enche de orgulho. Foram meses de recortes de papel, montagem, escaneamento, diagramação e ilustração digital. Sinto que este trabalho é uma importante contribuição para ampliar o diálogo e democratizar a alimentação saudável por meio das plantas tradicionais”, conta a responsável pela ilustração do e-book, Brenda Rios.  

O projeto tem como público-alvo crianças matriculadas no 2° e 5° ano de escolas da rede pública de Belo Horizonte e busca incentivar de forma lúdica e atrativa uma dieta rica em nutrientes, sustentável e mais variada. A ação será continuada em 2024.  

O que são as PANC 
As Plantas Alimentícias não Convencionais, conhecidas como PANC, são muitas vezes tratadas como matos ou pragas por causa da sua facilidade de crescimento e sua habilidade em se espalhar rapidamente. Mas muito pelo contrário, são ricas em nutrientes como vitaminas e minerais e, portanto, importantes aliadas na promoção de uma dieta saudável e diversificada. Quando se vê esse nome, muitas pessoas nem imaginam que muitas das PANC são velhos conhecidos, como o ora-pro-nóbis, a bananeira, o hibisco, entre outros.  

Senac em Belo Horizonte – Barro Preto 
Na unidade são ofertados cursos livres, de Aprendizagem Comercial e técnicos. Os alunos podem escolher cursos nas áreas de Artes, Beleza, Gestão e Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Educacional, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Produção de Alimentos, Saúde, Segurança, Turismo e Gastronomia

Serviço:  
E-book Chefinhos PANC - Receitas saudáveis e práticas para crianças 
Disponível no link: https://mg.senac.br/Documents/ebook-chefinhos.pdf 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp