27/03/2024 às 15h54min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h01min

Em aniversário de 82 anos, Senge-CE homenageia profissionais com a Comenda Aracy Tavares de Andrade Furtado

Honraria faz referência à primeira mulher a concluir o curso de Engenharia no Ceará

Carolina Mesquita
Robyson Alves

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) homenageou seis profissionais da categoria com a Comenda Aracy Tavares de Andrade Furtado. O reconhecimento foi realizado em cerimônia nesta quinta-feira (21), quando também foi comemorado o aniversário de 82 anos do sindicato.

A comenda é a maior honraria concedida pelo Senge-CE a trabalhadores que se destacam em sua jornada profissional, a exemplo da própria Aracy Tavares, que dá nome à homenagem, uma vez que ela foi a primeira mulher a concluir um curso de engenharia no Estado.

Este ano, foram homenageados Vicente Cavalcante Fialho, na categoria homenagem póstuma; Lyttelton Rebelo Fortes, na categoria associado mais antigo; Meiry Sayuri Sakamoto, na categoria Mulher; Gerardo Santos Filho, na categoria academia; Antonio Salvador da Rocha, na categoria setor público; e José Carlos Pontes, na categoria iniciativa privada.

Apesar de ter nascido em São Paulo, a meteorologista Meiry Sakamoto atua no Ceará há 30 anos através da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Durante essas três décadas, ela se orgulha de estar conseguindo educar a população cearense a respeito dos fenômenos climáticos.

“Eu vou para o Interior e as pessoas não perguntam se vai chover, elas perguntam como está a Zona de Convergência Intertropical, se tem El Nino, etc. São perguntas de alto nível e isso é muito gratificante”, pontua.

Meiry também recorda que a primeira vez que teve contato com o cenário de seca no Ceará foi aos oito anos, quando leu O Quinze, de Raquel de Queiroz. Na época, ela não imaginava que o destino a traria para perto dessa realidade. “Eu jamais imaginava que eu ia fazer a minha carreira toda aqui no Ceará, justamente com a responsabilidade de levar a informação da chuva, dos riscos, das incertezas”, acrescenta.

A presidente do Senge-CE, a engenheira civil Teodora Ximenes, ressalta a história e a importância do sindicato em prol dos direitos e benefícios dos profissionais representados.

"É com grande orgulho que comemoramos os 82 anos de história e comprometimento desta instituição em prol da nossa categoria. Desde a sua fundação, o sindicato tem sido um pilar fundamental na defesa dos direitos e interesses dos engenheiros, promovendo o desenvolvimento profissional, a valorização da nossa expertise e assegurando condições dignas de trabalho", afirma.

Ela ainda destaca que, ao longo das décadas, a categoria e o Senge-CE tem enfrentado desafios significativos, mas através da união e da determinação dos membros, conseguiram superar os obstáculos.

"O sindicato é mais do que uma entidade representativa, é uma fonte de apoio, orientação e solidariedade para os engenheiros em todas as etapas de suas carreiras. Neste mundo em constante evolução, o papel do sindicato se torna ainda mais crucial. É através da nossa união e da nossa voz coletiva que podemos continuar a promover mudanças positivas", ressalta Ximenes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp