26/03/2024 às 15h49min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h08min

NVIDIA lança microsserviços de simulação de computadores quânticos na nuvem

Disponível por meio dos principais provedores de nuvem, a plataforma de simulação quântica da NVIDIA ajuda os cientistas a promoverem avanços na computação quântica e na pesquisa de algoritmos

Larissa Nato
https://www.nvidia.com/pt-br/
Sim
GTC — A NVIDIA lança um serviço em nuvem que permite que pesquisadores e desenvolvedores expandam os limites da exploração da computação quântica em domínios científicos importantes, incluindo química, biologia e ciência de materiais.

O NVIDIA Quantum Cloud é baseado na plataforma de computação quântica CUDA-Q™ de código aberto da empresa, que é usada por três quartos das empresas que implantam unidades de processamento quântico, ou QPUs. Como um microsserviço, ele permite que os usuários, pela primeira vez, criem e testem na nuvem novos algoritmos e aplicações quânticas, incluindo simuladores e ferramentas poderosas para programação híbrida quântica-clássica.

“A computação quântica apresenta a próxima fronteira revolucionária da computação e exigirá as mentes mais brilhantes do mundo para deixar esse futuro um passo mais próximo”, ressalta Tim Costa, diretor de HPC e computação quântica da NVIDIA. “O NVIDIA Quantum Cloud quebra as barreiras para explorar essa tecnologia transformadora e permite que todos os cientistas do mundo aproveitem o poder da computação quântica e aproximem suas ideias da realidade.”

O Quantum Cloud apresenta recursos poderosos e integrações de software de terceiros para acelerar a exploração científica, incluindo:
  • O Generative Quantum Eigensolver, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Toronto, que aproveita grandes modelos de linguagem (LLMs) para permitir que um computador quântico encontre a energia do estado fundamental de uma molécula mais rapidamente;
  • A integração do Classiq com a CUDA-Q, que permite que pesquisadores quânticos gerem programas quânticos grandes e sofisticados, bem como analisem e executem circuitos quânticos profundamente;
  • O QC Ware Promethium, que aborda problemas complexos de química quântica, como simulação molecular.
"Estamos orgulhosos em apresentar o NVIDIA Quantum Cloud, um serviço que ampliará a exploração da computação quântica. Com recursos avançados e integrações de software de terceiros, estamos acelerando a exploração científica nesta emocionante área, trazendo inovação e avanços para todo o mundo", afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Adoção pelo ecossistema quântico

A NVIDIA tem mais de 160 parceiros em seu ecossistema de computação quântica. Os principais provedores de serviços de nuvem estão integrando o Quantum Cloud às suas ofertas, incluindo Google Cloud, Microsoft Azure e Oracle Cloud Infrastructure, assim como muitas empresas quânticas líderes, como IQM Quantum Computers, OQC, ORCA Computing, qBraid e Quantinuum.

Disponibilidade do NVIDIA Quantum Cloud

Os inovadores da computação quântica podem começar a acelerar o desenvolvimento da computação quântica com o NVIDIA Quantum Cloud inscrevendo-se para acesso antecipado.

Para saber mais sobre o NVIDIA Quantum Cloud, assista à palestra de abertura do GTC feita por Jensen Huang e inscreva-se no GTC para assistir a sessões gratuitas com líderes da NVIDIA e do setor até 21 de março.

Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil

Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade dos produtos e tecnologias da NVIDIA, incluindo NVIDIA Quantum Cloud e plataforma de computação quântica CUDA-Q; a computação quântica apresenta a próxima fronteira revolucionária da computação e exigirá que as mentes mais brilhantes do mundo tornem este futuro menos distante; NVIDIA Quantum Cloud explorando a tecnologia transformadora da computação quântica e permitindo que todos os cientistas do mundo aproveitem o poder da computação quântica e aproximem suas ideias da realidade; e uso e adoção de produtos e tecnologias da NVIDIA por terceiros são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; a confiança da NVIDIA em terceiros para manufaturar, montar, empacotar e testar produtos NVIDIA; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias NVIDIA ou melhorias nos já existentes; a aceitação de produtos NVIDIA ou de produtos de parceiros NVIDIA no mercado; defeitos de software, projeto ou manufatura; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor; perda inesperada de desempenho de produtos ou tecnologias NVIDIA quando integrados a sistemas; e outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais atuais apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC – Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitados a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletirem circunstâncias ou eventos futuros.
© 2024 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA e CUDA-Q são marcas comerciais e/ou registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associadas. Os recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp