26/03/2024 às 15h54min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h08min

Todos de olho na IA: A tecnologia automotiva sob os holofotes no GTC 2024

Todos os olhos da indústria automobilística estão voltados para o GTC – a conferência global de IA que acontece em San Jose, Califórnia (EUA), e on-line até quinta-feira, 21 de março

Luiz Valloto
https://www.nvidia.com/pt-br/
Sim
Enquanto as principais montadoras e líderes de tecnologia do mundo se encontram para apresentar os modelos mais recentes, demonstrar novas tecnologias e mergulhar nas inovações notáveis que estão remodelando o setor.
Os participantes irão vivenciar como a IA generativa e a computação definida por software estão trazendo avanços para o cenário automotivo e transformando a experiência ao volante para que se torne mais segura, mais inteligente e mais agradável.

As montadoras estão adotando o NVIDIA DRIVE Thor

O fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, deu início ao GTC com uma palestra de abertura na qual revelou que o NVIDIA DRIVE Thor, que combina tecnologia avançada de assistência ao motorista e infotenimento no veículo, agora apresenta a recém-anunciada arquitetura de GPU NVIDIA Blackwell para cargas de trabalho transformadoras e de IA generativa.

Após a palestra, os principais fabricantes de veículos elétricos compartilharam como vão integrar o DRIVE Thor aos seus veículos. A BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos, está expandindo sua colaboração contínua com a NVIDIA e construindo suas frotas de veículos elétricos de próxima geração com o DRIVE Thor. A Hyper, marca de luxo premium de propriedade da GAC AION, anuncia que selecionou o DRIVE Thor para seus novos modelos, que começarão a ser produzidos em 2025. A XPENG usará o DRIVE Thor como o cérebro de IA de suas frotas de veículos elétricos de próxima geração. Esses fabricantes de veículos elétricos se juntam à Li Auto e à ZEEKR, que já tinham anunciado que estão montando o roteiro de seus futuros veículos com a inclusão do DRIVE Thor.

Além disso, fabricantes de caminhões, robotáxis e veículos de entrega de mercadorias estão anunciando suporte para o DRIVE Thor. A Nuro está escolhendo o DRIVE Thor para alimentar o Nuro Driver. A Plus está anunciando que as futuras gerações de sua solução de nível 4, SuperDrive, rodarão no DRIVE Thor. A Waabi está usando o DRIVE Thor para fornecer ao mercado a primeira solução de transporte autônomo alimentada por IA generativa. A WeRide, em cooperação com o parceiro de nível 1 Lenovo Vehicle Computing, está criando soluções de direção autônoma de nível 4 para aplicações comerciais baseadas no DRIVE Thor.

E a DeepRoute.ai está apresentando sua nova arquitetura de direção inteligente alimentada pelo NVIDIA DRIVE Thor, com lançamento previsto para o próximo ano.

Tecnologia de próxima geração no salão de exposições

O salão de exposições do GTC está repleto de entusiasmo, à medida que as empresas apresentam os mais recentes modelos de veículos e oferecem demonstrações de tecnologia.

Os participantes terão a oportunidade de ver em primeira mão os mais recentes veículos com tecnologia NVIDIA em exibição, incluindo Lucid AirMercedes-Benz Concept CLA ClassNuro R3Polestar 3Volvo EX90WeRide Robobus e um caminhão Aurora. O Lucid Air está disponível para test-drives durante a semana.

Uma grande variedade de empresas apresenta tecnologia automotiva inovadora no GTC, incluindo a Foretellix, a Luminar e a MediaTek, que está lançando seus Dimensity Auto Cockpit chipsets na conferência. As novas soluções aproveitam as tecnologias gráficas e de IA da NVIDIA para ajudarem a oferecer experiências de usuário de última geração em veículos, além de recursos adicionais de segurança e proteção.

"A conferência global de IA da NVIDIA traz mais uma vez uma série de inovações para a indústria automobilística. Estamos testemunhando o avanço da tecnologia que proporciona maior segurança e agilidade aos motoristas", ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Outros anúncios no GTC: APIs Omniverse Cloud, IA generativa
  • As APIs Omniverse Cloud, anunciadas no NVIDIA GTC, estão preparadas para acelerar o caminho para a autonomia, permitindo simulação de sensores de alta fidelidade para desenvolvimento e validação de veículos autônomos. Desenvolvedores e fornecedores de software como CARLAMathWorksMITREForetellix e Voxel51 ressaltam o amplo apelo dessas APIs em veículos autônomos.
  • Desenvolvedores de IA generativa, incluindo CerenceGeelyLi Auto, NIO, SoundHoundTata Consulting Services e Wayve, anunciaram planos para transformar a experiência no veículo usando a tecnologia da nuvem à borda da NVIDIA para ajudar a desenvolver assistentes inteligentes de IA, monitoramento de motoristas e passageiros, compreensão da situação e muito mais.
Sessões sobre IA e setor automotivo disponíveis ao vivo e sob demanda
No DRIVE Developer Day, que acontece quinta-feira, 21 de março, especialistas em engenharia da NVIDIA destacarão os recursos e desenvolvimentos mais recentes do DRIVE por meio de uma série de sessões aprofundadas sobre como construir sistemas autônomos seguros e robustos.
Veja todos os horários da programação automotiva no GTC e não deixe de assistir!

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:

Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil

Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade dos produtos e tecnologias da NVIDIA, incluindo NVIDIA Quantum Cloud e plataforma de computação quântica CUDA-Q; a computação quântica apresenta a próxima fronteira revolucionária da computação e exigirá que as mentes mais brilhantes do mundo tornem este futuro menos distante; NVIDIA Quantum Cloud explorando a tecnologia transformadora da computação quântica e permitindo que todos os cientistas do mundo aproveitem o poder da computação quântica e aproximem suas ideias da realidade; e uso e adoção de produtos e tecnologias da NVIDIA por terceiros são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; a confiança da NVIDIA em terceiros para manufaturar, montar, empacotar e testar produtos NVIDIA; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias NVIDIA ou melhorias nos já existentes; a aceitação de produtos NVIDIA ou de produtos de parceiros NVIDIA no mercado; defeitos de software, projeto ou manufatura; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor; perda inesperada de desempenho de produtos ou tecnologias NVIDIA quando integrados a sistemas; e outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais atuais apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC – Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitados a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletirem circunstâncias ou eventos futuros.

© 2024 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA e CUDA-Q são marcas comerciais e/ou registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associadas. Os recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp