26/03/2024 às 16h52min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h08min

IA com videomonitoramento é aliada para combater roubo de cargas

Empresa desenvolveu sistema de vídeo em tempo real que acompanha caminhões e pode identificar, automaticamente, situações de perigo

Notícia Expressa
Notícia Expressa
Segundo dados da Overhaul, em 2023, houve mais de 17 mil ocorrências de roubo de cargas no Brasil, um aumento de quase 5% em relação ao ano de 2022, sendo sete em cada dez roubos ocorreram no eixo Rio-São Paulo. Dessa forma, tem surgido formas de lidar com o crime nas estradas, como a inteligência artificial (IA).

A T4S Tecnologia desenvolveu um sistema de segurança que utiliza Inteligência Artificial para impedir roubos de cargas nas estradas. Batizado de Anjos da Carga, ele possui um sistema de câmeras com transmissão de imagens 360˚, em tempo real, com a capacidade de detecção de armas e pessoas – através de reconhecimento facial – além de leitura das placas dos veículos próximos ao caminhão/furgão protegido pelo sistema.

A Inteligência Artificial proporciona um sistema de alertas inéditos, como por exemplo: suspeita de perseguição, placa adulterada, veículo roubado próximo, veículo inimigo, movimento suspeito, invasão de cabine e imagens violadas.

Após dois anos dedicados à pesquisa, desenvolvimentos e testes, o lançamento da solução se deu há pouco mais de um mês, quando começou a operação dos Anjos da Carga em parceria com a FedEx. Na sequência, a empresa começou um piloto com a Profarma, no Rio de Janeiro, e com a empresa Forteseg, no interior de São Paulo. Durante o mês de lançamento, foram entregues 50 equipamentos móveis dos Anjos da Carga totalmente operacionais, os quais estão sendo utilizados conforme a agenda dos clientes.

Como funciona
As imagens são transmitidas em tempo real para a plataforma digital desenvolvida pela T4S, com acesso habilitado para o Gestor de Risco. Os usuários/clientes têm acesso completo a esse software onde imagens e um conjunto de alertas para prevenção ao roubo de cargas são recebidos de forma contínua. As imagens são armazenadas na nuvem e estão disponíveis “online” pelo período mínimo de uma semana. Nesse intervalo de tempo, o usuário pode fazer downloads do conteúdo desejado. Períodos maiores de armazenamento “on line” podem ser contratados.

O sistema já identificou algumas situações de potencial risco, mas a principal delas tratou-se de um carro de passeio roubado próximo do veículo protegido pela solução Anjos da Carga. Com o alerta gerado pela Inteligência Artificial na tela do Software, o operador avaliou que o veículo protegido não estava sendo seguido, de fato.

Caso o carro roubado tivesse sua condução alterada para comportamento de perseguição, o operador poderia agir imediatamente, disparando sirene local que informa a chegada da polícia e o bloqueio do veículo de transporte, através do Imobilizador T4S, que opera de forma integrada com o Anjo da Carga, sendo parte integrante da solução.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp