26/03/2024 às 16h05min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h07min

Bikes compartilhadas ganham força em Porto Alegre e deslocamentos aumentam em 47%, em 2024

De acordo com dados da Tembici, viagens com bicicletas compartilhadas pela cidade evitaram potencialmente a emissão de 123 toneladas de CO2 em 2024

Bruna Loureiro Magalhães Zanin
Assessoria
Foto: Divulgação

26 de março de 2024 - Porto Alegre celebra mais um aniversário e, enquanto comemora 252 anos, a cidade e os seus habitantes continuam a priorizar as demandas cruciais da mobilidade urbana e sustentabilidade.  Como resultado, as bicicletas compartilhadas apresentam-se como uma solução popular e eficaz, oferecendo uma alternativa acessível e ecológica para a locomoção pela cidade. Segundo dados da Tembici, empresa líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, no primeiro bimestre de 2024, o número de deslocamentos cresceu 47% em comparação com o mesmo período de 2023.

Além disso, os porto-alegrenses e turistas percorreram 1,7 milhões de quilômetros nos primeiros dois meses de 2024, o que corresponde a 59 voltas ao mundo. Essa quilometragem resultou em uma economia potencial de 123 toneladas de CO2, o equivalente a poupar o plantio de mais de 863 árvores em 2024.

Esses números mostram que o sistema incentiva a adoção de modos de transporte mais sustentáveis, contribuindo para a democratização dos espaços públicos, redução do tráfego e das emissões de carbono na cidade. Assim, desde o lançamento da praça, as bicicletas compartilhadas da Tembici proporcionam um jeito conveniente de explorar Porto Alegre.

As laranjinhas vêm contribuindo desde 2014 com a cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando  Porto Alegre  para o caminho das cidades inteligentes. Com expansão realizada em 2023, atualmente a Tembici dispõe de 1.000 bikes e 100 estações distribuídas, com muitas delas próximas a estações de metrô e terminais de ônibus, sendo um dos meios de transporte mais econômicos e eficientes da capital gaúcha. 

Sobre a Tembici - A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 260 milhões de deslocamentos com bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 47 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas.

Informações para a imprensa: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp