26/03/2024 às 20h00min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h07min

Capacitação de gestores públicos em ESG, Agenda 2030 e gestão ambiental são destaques no 25° Encontro da ANAMMA Nacional

Secretário Executivo da Recicla Latas palestra sobre a circularidade da lata de alumínio para bebidas e o papel do Estado na gestão de resíduos

Cecilia Ferraz
Recicla Latas
 

São Paulo, Brasil - COP-30, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), descarbonização e o case de sucesso da reciclagem de lata de alumínio para bebidas no cenário nacional. Estes são alguns temas que serão abordados durante o 25° Encontro da ANAMMA Nacional (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), que reúne líderes do governo, empresários, e profissionais comprometidos com a temática ambiental e oferece um ambiente propício para compartilhar conhecimento e buscar soluções inovadoras. 

Entre os participantes do evento está a Recicla Latas, que abordará a reafirmação de seu compromisso com a sustentabilidade e a disseminação de boas práticas no setor de reciclagem. A entidade gestora, responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa de latas de alumínio em âmbito nacional,  desenvolve cursos de capacitação em gestão integrada de resíduos sólidos para  gestores públicos municipais, desde 2021. 

“É essencial expandir o conhecimento sobre economia circular e gestão de resíduos sólidos para órgãos e gestores públicos, aumentando a conscientização e garantindo a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em todos os municípios do país”, destaca Renato Paquet.

Com cerca de mil gestores capacitados em 430 municípios e nove estados até o final de 2023, a Recicla Latas vem realizando uma contribuição relevante para a alavancagem da reciclagem no país. 

Em 2024, as turmas estão previstas para começar na segunda quinzena de abril, com foco na região Sudeste, e participação das autoridades locais, que trarão atualizações relevantes sobre os projetos em andamento na área de resíduos. A programação contemplará as demais regiões do Brasil até o final do ano, e é possível se inscrever através deste link: https://forms.gle/1Kf8PA1L8vYhu34s7

Os bastidores do sucesso da reciclagem de latas de alumínio; e o papel do setor público

Referência na reciclagem de latinhas de alumínio, o Brasil lidera o ranking mundial e mantém o nível de reciclagem acima de 96% há 15 anos. Considerando este contexto, a Recicla Latas, entidade  responsável pelo aprimoramento da reciclagem de latas, marcará presença no evento com a participação de Renato Paquet, Secretário Executivo da associação. Em sua palestra, Paquet discorre sobre a importância da circularidade da lata de alumínio e o papel crucial dos gestores públicos na gestão eficiente de resíduos.

"A lata de alumínio é um exemplo notável de sucesso na alcançada circularidade. É imperativo que os gestores públicos desempenhem um papel ativo na implementação de políticas e programas que incentivem a reciclagem e promovam  o desenvolvimento da economia circular como novo modelo de negócio. Nosso objetivo neste encontro é envolver e engajar esses representantes na causa”, explica Paquet.

O Encontro que acontece nos dias 26, 27 e 28 de março, no Portobello Resort e Safari, terá em sua ampla grade de programação, debates como: cidades resilientes, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão costeira, emergências climáticas, turismo e economia verde, além de espaços para pesquisadores realizarem a exposição de seus trabalhos acadêmicos-científicos, e posterior publicação na revista científica do Instituto ANAMMA.

Sobre a Recicla Latas

Instituída em julho de 2021, é a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil. Compromissos-chaves: 

  • Garantir a manutenção do índice de reciclagem da latinha em patamar de 95%;
  • Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia da lata de alumínio; 
  • Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
  • Promover campanhas de educação ambiental junto à população.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp