26/03/2024 às 16h05min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h06min

Recuperação física e manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico são essenciais para boa saúde e desempenho de cavalos atletas

Com o estresse do pré e pós-prova, o fornecimento de minerais, vitaminas e aminoácidos é imprescindível para proporcionar bem-estar aos animais

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Caroline Ziemkiewicz/Unsplash
Cavalos de alta performance são levados ao limite físico nas competições esportivas. O estresse antes do início da prova, o bom desempenho nos campeonatos e o cansaço natural após os esforços físicos exigem suplementação nutricional de qualidade para a devida recuperação. “O foco tem de ser no fornecimento de minerais, vitaminas e aminoácidos para que o animal retorne rapidamente ao nível físico mais próximo possível do que tinha antes da competição”, explica Evandro de Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

Além da exigência natural das provas, o clima tropical é outra condição que reduz de forma importante a concentração de eletrólitos (suor excessivo), o que pode resultar em desidratação. “O cuidado com os cavalos também pode e deve ser feito nos dias que antecedem as provas, pois, com a suplementação adequada, você prepara o animal para um dia mais extenuante fisicamente”, reforça Oliveira.

Um dos principais suplementos energéticos disponíveis no mercado para recuperação de cavalos atletas do país, Energy Booster® reúne todos os minerais, vitaminas e aminoácidos que o animal precisa para se preparar, recuperar e manter o pleno vigor físico – o que é determinante para alcançar bons resultados e premiações em competições.

“Energy Booster® é rico em nutrientes de suporte de energia e vitalidade. Sua ação é rápida e fornece ao corpo do animal vitaminas básicas do complexo B, aminoácidos essenciais e oligoelementos. Sua concentração de glicose, L-lisina, metionina e vitamina E colaboram com as funções da via metabólica e levam importantes eletrólitos para a hidratação dos animais”, completa o especialista da Vetoquinol.

“Enquanto o complexo vitamínico B auxilia o animal fisicamente e estimula o apetite, a vitamina E age como antioxidante, auxiliando as membranas celulares e promovendo boa oxigenação muscular. O ferro, também presente em Energy Booster®, e os aminoácidos, otimizam o metabolismo do animal – o que impacta positivamente a recuperação da capacidade física para manter seu nível de desempenho”, explica Evandro de Oliveira.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp