26/03/2024 às 16h25min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h06min

Ácido tolfenâmico reduz taxa de mortalidade de leitões ao nascimento, aponta estudo internacional

Quando administrado às porcas e marrãs no pós-parto, o anti-inflamatório não esteroidal (AINE) atenua a dor, aumenta o conforto e melhora o comportamento materno – levando à melhor receptividade na amamentação

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Livre
Estudo internacional publicado no 13º Simpósio Europeu de Gestão da Saúde Suína, em Budapeste (Hungria), destacou as ações positivas do anti-inflamatório não esteroidal (AINE) da Vetoquinol à base de ácido tolfenâmico no bem-estar de porcas e marrãs no pós-parto. Os resultados são igualmente favoráveis para a saúde e a nutrição dos leitões. Na comparação entre um grupo tratado com o ácido e um grupo controle, houve significativa diferença em peso médio ao desmame, ganho de peso médio diário, mortalidade após o segundo dia de nascimento e desmame, além de aumento significativo na imunidade dos animais.

O primeiro resultado expressivo foi o ganho no peso médio ao desmame: de 814 gramas. A taxa de mortalidade no segundo dia pós-nascimento e no desmame também tiveram redução: de 6% para quase 2% e de 12% para 6%, respectivamente. Outro ponto positivo foi o aumento considerável na imunidade dos leitões de marrãs tratadas com o anti-inflamatório.

Os experimentos com Tolfedine® CS, da Vetoquinol, foram conduzidos em instalações modernas na Espanha. As fêmeas suínas recém-paridas receberam uma única injeção de dois miligramas por quilo de peso corporal nas 12 horas pós-parto. Foram obtidos desempenhos zootécnicos bem distintos – o que impacta diretamente na lucratividade do negócio e no sucesso da reprodução do plantel.

“A Vetoquinol oferece aos suinocultores um medicamento eficaz, que proporciona alivio à dor das porcas e marrãs recém-paridas. Tolfedine® CS é um AINE que colabora enormemente para o aumento de produtividade dos leitões já nos primeiros dias de vida. Então, combinamos conforto e bem-estar à lucratividade do negócio”, destaca Guilherme Moura, gerente técnico de animais de produção da Vetoquinol.

Solução utilizada no estudo apresentado no evento na Hungria, Tolfedine® CS, princípio ativo exclusivo da Vetoquinol no Brasil, é um AINE de longa e rápida ação antipirética (reduz temperatura corporal), analgésica (atuando na dor) e anti-inflamatória (atuando diretamente no problema). “São 90 anos de contribuição para gerar saúde aos animais e alimentos seguros à população mundial por meio de soluções sanitárias modernas”, finaliza Moura.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação – celebrados em 2023 – a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades há 12 anos, desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita: 0800 741 1005. Ou acesse www.vetoquinol.com.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp