26/03/2024 às 09h29min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h05min

Grupo espanhol NH Hotels promove capacitação para mais de 200 colaboradores e anuncia abertura de vagas

Recepcionistas, camareiras, atendentes e equipe de vendas são capacitados para agregar mais valor aos serviços e aumentar competitividade

Central Press
Divulgação NH Hotels

Tomar banho em um chuveiro potente, dormir em uma cama com enxoval de "muitos fios”, café da manhã incluso na diária, serviços como wi-fi gratuito, ter um bar à disposição, o quarto limpo diariamente e uma equipe à disposição. Ao se hospedar em um hotel, esperamos por tudo isso e muito mais. Por mais que as comodidades sejam muitas, o mercado hoteleiro passou por transformações nos últimos anos. De acordo com o relatório "The Evolution of Global Luxury Hospitality” da JLL, o segmento de luxo ficará em posição de destaque e o atendimento aos clientes premium precisará ser ainda mais cuidadoso. A regra é clara: os hóspedes estão atrás de experiências únicas, individuais e personalizadas. Muito além de se adaptar, os hotéis deverão encantar os novos perfis de hóspedes a fim de reter os antigos e impulsionar novas reservas.

Uma pesquisa da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) apurou que o serviços mais procurados pelos viajantes são os personalizados e "vips" em geral (76%), spa/wellness (71%), gastronomia (64%) e atividades ao ar livre (62%). As funções exercidas pelos trabalhadores do setor turístico, como recepcionistas, porteiros, equipe de vendas, atendentes, camareiras e outros, impactam diretamente na satisfação dos clientes e na competitividade dos hotéis. Portanto, é fundamental que os colaboradores superem as expectativas dos hóspedes. O desafio dos gestores dos hotéis tem sido atrair e reter talentos e capacitá-los ainda mais por meio de reciclagens constantes. 

Nessa linha de raciocínio o NH Curitiba The Five vem reforçando o compromisso de valorizar os talentos e as capacidades dos colaboradores para promover a liderança, hospitalidade e outros atributos essenciais no segmento. Em parceria com a Signature Brasil Business and Training Solutions, empresa de estratégia empresarial, o hotel desenvolve um projeto de gestão para capacitar cada vez mais a equipe. “Por meio de treinamentos organizacionais e humanos, desenvolvemos as competências gerenciais dos colaboradores de todos os setores, alinhando-os aos objetivos estratégicos da empresa”, explica o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque. 

O hotel da rede espanhola promove anualmente três módulos de capacitação: Service Edge Governança, destinado à excelência e padronização no atendimento ao cliente; Mentorias Individuais de Liderança; e Transient Edge, focado na excelência em serviços e técnicas de venda. “Queremos dar ferramentas aos nossos colaboradores, auxiliando no desenvolvimento da carreira de cada profissional que faz parte do Grupo NH Hotels. Nosso foco é aumentar a base de conhecimento técnico para funções que predominam o aprendizado empírico e, no caso dos cargos de confiança, queremos capacitá-los no posicionamento de liderança mais efetiva e produtiva. Nosso compromisso é qualificar e elevar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados”, detalha Antonio. 

Todo o projeto de capacitação dos colaboradores é alicerçado em um plano de carreira estruturado, possibilitando o crescimento profissional e a mudança de cargos dentro da empresa, oferecendo novas experiências. “Ainda temos uma avaliação de desempenho semestral que nos auxilia a traçar o plano de carreira de cada colaborador. Além disso, um percentual do faturamento da empresa é distribuído mensalmente entre os colaboradores por meio de uma escala de “pontos” variável, conforme o nível de responsabilidade e comprometimento com o serviço prestado”, explica o diretor. 

Case de sucesso: de estagiária a governança corporativa

De acordo com o relatório Panorama da Hotelaria Brasileira 2023, do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e a consultoria HotelInvest, são esperados R$ 5,7 bilhões de investimentos no segmento até 2027. No Paraná, o setor de turismo experimentou um crescimento de 11,4% em comparação a 2022, registrando a segunda maior evolução no setor de serviços, conforme aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o Aeroporto Afonso Pena, localizado na capital Curitiba, apresentou um aumento de 8% na movimentação aérea em relação a 2022, segundo relatório do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA). A cidade também destaca-se entre os dez destinos mais procurados no Brasil, segundo levantamento realizado pela agência de viagens on-line Decolar.

Mesmo com os “bons ventos”, o setor enfrenta escassez de mão de obra qualificada, o que demanda benefícios e capacitação. É o caso da governanta Daianne Christina Pirovoski, que iniciou sua carreira no NH Curitiba The Five em 2018 como estagiária e, com empenho, dedicação e oportunidades, ascendeu e é hoje responsável por uma equipe composta por 35 pessoas que supervisionam 380 apartamentos do Complexo The Five. 

Oportunidades de emprego 

O NH Hotel está com processo seletivo aberto para sete vagas permanentes nos setores de governança, cozinha, recepção e restaurante. Os interessados podem enviar seu currículo para o e-mail [email protected]

 

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa.


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