26/03/2024 às 12h21min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h03min

Presença de estudantes com 60 anos ou mais salta na última década na educação particular, mostra pesquisa 

Presença de estudantes com 60 anos ou mais salta na última década na educação particular, mostra pesquisa

ADS Comunicação Corporativa
Fonte: Mapa do Ensino Superior de 2023/Instituto Semesp

Rede privada registrou aumento de 15,6% de matrículas de estudantes maduros em cursos presenciais, enquanto presença no EaD cresceu quase seis vezes

O mercado educacional tem observado nos últimos anos um aumento significativo no número de estudantes com idade acima de 60 anos buscando oportunidades de ensino superior. Na última década, a rede privada registrou um aumento de 15,6% de matrículas de estudantes com 60 anos ou mais nos cursos presenciais, de acordo a pesquisa Mapa do Ensino Superior de 2023, realizada pelo Instituto Semesp (Excelência a Serviço do Ensino Superior). Esta foi a única faixa etária que registrou crescimento no número de inscrições no ensino presencial, segundo o levantamento. Já levando em conta o Ensino a Distância (EaD), os estudantes sêniores aumentaram em quase seis vezes, pulando de 4.284, em 2011, para 25.093, em 2021. 

Para o diretor do grupo Quero Educação, Marcelo Lima, esse aumento dos estudantes mais velhos é resultado do aumento da longevidade da população brasileira, somado à busca contínua por atualização profissional e realização pessoal. “O aumento da expectativa de vida e a busca por novos conhecimentos e habilidades têm impulsionado a procura de cursos de graduação e pós-graduação por parte dos estudantes com mais de 60 anos. Com um perfil diversificado e experiências de vida enriquecedoras, esses alunos têm muito a contribuir para o ambiente acadêmico e para a sociedade como um todo”, afirma o especialista em educação.

 

Fonte: Mapa do Ensino Superior de 2023/Instituto Semesp

A Quero Bolsa, plataforma que oferece bolsas de estudos no ensino superior, possui 4.856 pessoas com 60 anos ou mais matriculadas. Para atender a essa demanda de forma eficaz, as instituições de ensino superior precisam repensar suas estratégias pedagógicas e sua infraestrutura. Marcelo Lima considera que é essencial que as instituições de ensino superior ofereçam cursos flexíveis, que considerem as necessidades específicas desse público, como horários diferenciados, conteúdos adaptados e apoio acadêmico personalizado. Além disso, é importante garantir uma infraestrutura acessível e acolhedora, com instalações adequadas para as necessidades físicas e tecnológicas dos estudantes com mais de 60 anos.

“Os estudantes mais maduros muitas vezes possuem outras responsabilidades, como trabalho e família. Oferecer horários flexíveis para as aulas pode facilitar a participação desses alunos. A acessibilidade é um ponto fundamental, incluindo rampas, elevadores, banheiros adaptados e recursos tecnológicos que facilitem o acesso às informações e à comunicação. Além disso, muitos estudantes mais velhos podem sentir-se inseguros ao retornar aos estudos. Oferecer suporte acadêmico e orientação personalizada pode ajudá-los a superar esses desafios. A presença de pessoas mais velhas na educação superior é um ganha-ganha para todos, que se beneficiam com as trocas geracionais”, complementa. 

Fonte: Mapa do Ensino Superior de 2023/Instituto Semesp

A Quero Educação acredita que a educação é um direito fundamental e que nunca é tarde para buscar conhecimento e realizar sonhos. Por isso, a empresa é comprometida em oferecer oportunidades de estudo para todas as faixas etárias, inclusive para os estudantes com 60 anos ou mais de idade. Por meio da sua plataforma Quero Bolsa, reúne bolsas de estudo em mais de 8 mil parceiros entre faculdades e escolas de todo o Brasil. Até hoje, mais de 1,2 milhão de alunos já se matricularam com as bolsas do site. Para conferir as melhores oportunidades, os candidatos devem acessar o site da Quero Bolsa.

Sobre a Quero Educação – A Quero Educação é uma das maiores edtechs do Brasil, com 12 anos de atuação em soluções para mais de 10 mil instituições de ensino em todo o País e os maiores portais educacionais do Brasil, que recebem mais de 140 milhões de acessos por ano. 

Ao facilitar o acesso a instituições de ensino superior em todo o Brasil, por meio do marketplace Quero Bolsa, a Quero oferece bolsas de estudo exclusivas e já possibilitou acesso ao ensino superior para mais de 1 milhão de estudantes. 

A empresa é considerada uma das 100 edtechs mais promissoras da América Latina pela HolonIQ, uma das 50 startups de maior impacto na América Latina pela WEF (Fórum Econômico Mundial) e uma das 40 empresas Endeavor do Mundo. Com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior, chamou a atenção de investidores de grandes aceleradoras de startups, como a Y Combinator, a Endeavor e a G2D Investimentos.

Com a Quero Educação, os estudantes encontram a melhor opção de estudo, de acordo com curso, preço, localidade e modalidade desejados. Além da Quero Bolsa, possui os marketplaces Melhor Escola, Guia da Carreira, Mundo Vestibular, Descubra o Mundo e Ead. Conheça algumas das histórias transformadas pela Quero.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp